quarta-feira, 30 de julho de 2008

Locais turísticos a visitar na região
Mondim de Basto

Vou iniciar uma rubrica sobre locais a visitar na região. E como sou natural de Mondim de Basto nada mais natural, que começar por falar da Senhora da Graça tão conhecida de todos pela volta a Portugal em bicicleta que todos os anos a visita. O monte cónico coroado pelo Santuário de Nossa Senhora da Graça domina as Terras de Basto, nos arredores de Mondim. Olhe-se do lado do Alvão, de Celorico ou Cabeceiras, e lá está ele a encher a paisagem com a sua silhueta imponente, a fazer lembrar a cratera de um vulcão. Anuncia as alturas do Marão e do Alvão, que se elevam a leste e a sul. Hoje, ergue-se como um rochedo desolado, mas muitos ainda se lembram do tempo em que estava coberto de frondosa vegetação. E nem será preciso recuar três décadas para isso.

É caso para pensar no que os fogos florestais fizeram a este país no espaço de uma geração. De décadas de trabalho dos serviços florestais ficaram a casa do guarda, no sopé do monte, perto do cruzamento com a EN 312 (Mondim de Basto-Ribeira de Pena), e a estrada que serpenteia, vertente acima, durante 8 km. A subida é deslumbrante, com o caminho a rodear completamente o monte e a deixar ver a paisagem circundante numa panorâmica completa, digna de um movimento de câmara num filme épico. É também uma ascensão esgotante, com sucessivas mudanças de direcção e de declive: não admira que aqui se disputasse em tempos idos um dos mais temidos troços do Rali de Portugal e que ainda hoje a subida ao cume da Senhora da Graça assinale o fim de uma etapa da volta a Portugal em Bicicleta.


Lá no alto, o santuário, datado de 1775, sendo o acesso à igreja feito através de um escadório monumental. Aqui se realiza uma movimentada romaria a 7 de Setembro. Um miradouro, instalações para os romeiros e um restaurante, nem sempre em funcionamento, completam o quadro do topo do monte. Tudo se avista daqui: o vale do Tâmega, para oeste, adivinhando-se a localização de Celorico, e para sudoeste, a de Amarante. Na direcção oposta são as serras do Alvão, esta em primeiro plano, e do Marão, mais para sul, unindo-se ambas no alto do Velão, por onde passa a EN 304 (Mondim-Campeã). Se gosta de passear na Natureza ou mesmo de enfrentar alguns desafios (de jipe, de bicicleta), saiba que há uma série de estradas que ligam ao vizinho Parque Natural do Alvão (na direção da aldeia do Bilhó) e que na vertente sueste há uma calçada inclinada e cheia de pedra que dá acesso às proximidades do santuário. Pode ainda visitar as aldeias preservadas de Ermelo e Lamas de Olo bem como as quedas de água conhecidas como Fisgas de Ermelo.

Por tudo isto, acho que passará momentos agradáveis e de rara beleza.

[Clique nas imagens para ampliar]

Sem comentários: