sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Revista de Imprensa
AMARANTE: Produção de vinho gera 4 milhões de euros/ano;
Associação de produtores de vinho verde abre loja na cidade



A associação de produtores de vinho verde de Amarante (Proviverde) vai abrir diariamente, durante o mês de Agosto, uma pequena loja no centro da cidade onde terá à venda as principais marcas dos produtores-engarrafadores do concelho.
Situada na rua Teixeira de Vasconcelos, onde funcionou a antiga cadeia, a loja é a actual sede da Proviverde, espaço cedido recentemente pela câmara municipal.
A nova direcção da associação, que apresentou há uma semana o espaço, garante que a loja será precursora do solar do vinho verde de Amarante, depois da recuperação da totalidade do imóvel, que tem mais dois pisos.

...

Dados estatísticos do Ministério da Agricultura, que fonte daquele serviço facultou ao Marão Online, asseguram que a produção anual em Amarante é de 6,4 milhões de litros de vinho, cifra que representa cerca de oito por cento da produção da região demarcada dos vinhos verdes (80 milhões de litros).
A reforçar a ideia da urgência de concentrar a produção sob uma marca comum, refira-se que o concelho tem 33 marcas registadas de vinho verde (a que acresce mais 10 de vinho regional) em 188 inscritas na região demarcada, ou seja, 17,5 por cento do total.
Para se ter uma ideia do peso económico do sector – apesar do "primário" ter cada vez menos pessoas activas – saliente-se que são gerados anualmente 4 milhões de euros de receitas com as vendas do vinho.
...

Excertos transcritos de Marão Online (Leia a noticia na totalidade aqui)

Sem comentários: