sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Opinião do Leitor - Pelo Padre Miguel Coelho

Do Padre Miguel Coelho recebemos o seguinte e-mail:

«Quero saudar, desta maneira, o meu amigo Nuno Pinto, de longa data e também de contínua amizade! Felicitar-te em tudo o que tens feito pela nossa freguesia de Soalhães.Não o faço apenas por seres meu amigo mas pelo reconhecimento merecido de tudo e em tudo o que tens provocado. Este "sítio"/espaço de opiniões é de todo salutar e entusiasmante! Tanto o é que me "obriga" a escrever!

Sou por "orgulho" e muito gosto Soalhanense! Fui "afastado" dessa raiz com prematura idade mas agora, e mais que nunca, tenho oportunidade de contactar com as suas realidades, infelizmente não todas, mas são realidades e por isso mesmo muito objectivas! Este espaço que, com a ajuda de muitos outros, criaste é muito bom e muito bonito!

É no "diálogo" que nos envolvemos e desenvolvemos como Homens assumindo novas perspectivas, orientações e rumos que todos gostamos de traçar para o bem de todos também. É o chamado e denominado "bem comum" para o qual todas as forças devem convergir, independentemente da sua orientação, quadrante ou génese patrimonial! Daí e por aí também, a minha apreciação global muito positiva, dado ser um espaço de encontro com a minha terra natal, que aliás, me está e estará sempre presente em todas as suas dimensões, realidades e características!

É claro que às vezes, e como em tudo, se relativiza e reduz! E acho eu, e apenas acho, que este espaço de opinião, que também o entendo com a melhor das intenções, às vezes pode ser redutor e limitado, quando se trata de "quezílias" ou assuntos pessoais! Peço desculpa se ofendo alguém! Mas às vezes parecem-me "mini debates" parlamentares e pessoais, e por isso mesmo não abrangentes e universais nesta universalidade Soalhanense que seria proposto debater, conversar e apontar, traçando perspectivas de caminhos inovadores e melhores para o bem de todos nós! As trocas de "galhardetes" são efémeras! Ontem uns, hoje nós, amanhã outros! Mandar "recados" é muito fácil, e então atrás do monitor dum computador.... é mesmo muito fácil! É muito importante e fundamental que as ideias e ideais sejam debatidos, não as pessoas em si! Todos nós sabemos que temos muito a aprender sobre isso!

Como sabeis, e Graças a Deus, escrevo sem abrangências, orientações ou determinações, sejam elas de que ordem forem! Apenas porque gosto deste espaço, blog ou "sítio", onde o bem e interesse de Soalhães deve vencer e prevalecer. E de modo algum outros bens ou outros interesses!!! Deixo a minha opinião, questionável e subjectiva, como todas as opiniões! Mas objectiva na felicitação com que iniciei este comentário e inquestionável no meu interesse em continuar a olhar o TQM na apresentação dos acontecimentos, na divulgação da sua história ancestral e actual, na promoção do seu património natural e cultural, e na objectividade dos caminhos e propostas de novos rumos para a realização de um Soalhães "sempre melhor", e esse será o património social que lhe podemos deixar! É justo fazermos com que "as gentes" de Soalhães tenham orgulho em serem Soalhanenses! Eu tenho! E por isso mesmo Soalhães é bem conhecido!

Miguel Coelho»

2 comentários:

Anónimo disse...

O Miguel é um daqueles amigos de sempre, quase toda a nossa infância foi partilhada, foram muitos e bons anos de convivência, pelo que a sua opinião conta muito para mim.

A sua vida afastou-o da nossa terra, vejo-o cada vez menos (a último vez terá sido no meu aniversário, já lá vão meses!), mas é bom ver que está atento ao que por aqui se passa.

Miguel, quanto às querelas politicas e fulanização das coisas, elas são inevitáveis e é bem melhor que se façam aqui, que na surdina, no diz-que-diz. Quem o faz aqui, só por isso, demonstra outra forma de estar na vida, o chamado 'dar a cara'. Quem o assim fizer é sempre bem-vindo.

Miguel, o TMQ é um espaço aberto a todos, assim eles mostre vontade em participar. O TMQ é aquilo em que os contribuidores e leitores o transformam. Diversificar? Claro que sim, mas haja que ajude nessa diversificação. Por mim tento fazê-lo e de vez enquando lá coloco umas fotos da nossa terra, umas memórias (um dia destes voltam!) o que ajuda a relativizar alguns conflitos! É pouco? Talvez, mas que apareça quem ajude nesta tarefa de diversificar conteúdos.

Um abraço amigo e aparece mais vezes por cá, seria bom!

NP

Anónimo disse...

Miguel, sem dúvida uma surpresa agradável este teu post :P

Falando como contribuidor deste blog, acho óptimo o facto de acompanhares o que por cá se escreve. As nossas palavras também são "tuas", como soalhense, pois por aqui tentamos efectuar criticas que possam, a curto, médio ou longo prazo, melhorar situações referentes à nossa freguesia.

Já lá vai o tempo em que as criticas se faziam pela calada. Agora, existem meios como este, que nos permitem expressar opiniões e ideias perante uma massa humana mais alargada, o que por vezes pode resultar mais rápidamente, quer na resolução de problemas, quer no apoio a boas iniciativas...

Sem dúvida que o Nuno merece os teus elogios. O TMQ já é uma referência para muita gente...

Abraço
NS