sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

‘A Verdade’ monótona e aquém do melhor

Jornal ‘A Verdade’, o jornal de Marco de Canaveses… O jornal que toda a comunidade do nosso concelho e todos os que a ele se relacionam conhecem. É verdade! De facto é uma mais valia para o Marco. Nem todos os concelhos se podem dar ao luxo de ter um meio de informação deste género. Também é verdade que, como todos nós sabemos, a imprensa mexe com as sociedades, mexe e de que forma! Se existe alguma coisa com a capacidade valorizar e desvalorizar situações, essa é a imprensa. Pois bem, apesar de a imprensa não ser o meu forte (limito-me a consultar e a apanhar uns recortes de interesse), não encontro essa capacidade no jornal ‘A Verdade’. Não sei porquê, mas denotam-se algumas lacunas importantes neste nosso jornal. Pode ser impressão minha… Segundo vejo, as temáticas deste jornal ficam aquém do que o povo marcoense precisa… Não se fala de tudo o que se deve… Parece que alguém consegue controlar (mal) o que é escrito nas páginas da ‘verdade’. Começa a tornar-se monótono e cansativo ler a ‘verdade’.
Custa-me por exemplo ver a ênfase que se dá a certas notícias da ‘treta’ quando erros graves que ocorrem na nossa cidade e freguesias ficam por assinalar nas páginas deste jornal (isto aplica-se a várias e imensas situações). São temas que toda a gente debate, e o jornal nem sequer refere… porquê? Aqui ninguém protege ninguém, nem ninguém bate em ninguém, apenas se devem dizer as ‘verdades’, correcto? Era uma óptima ideia deixar de lado notícias ou artigos sem qualquer interesse para os leitores…
Por exemplo… Aniversários? Será que saber quem está de parabéns é assim tão importante para a nossa comunidade? Eu sinceramente acho que não, torna-se numa espécie de kitsch, desnecessário e piroso. Depois as opiniões de saúde e tecnologia… Tudo bem, é óptimo publicar opiniões de pessoas com conhecimentos em diversas áreas… mas onde está a diversidade? Não seria uma surpresa a direcção da ‘Verdade’ arranjar um comentador político? Afinal o nosso concelho é mais conhecido por questões políticas do que por qualquer outro factor. E que tal uma opinião acerca das situações sociais, urbanas ou ambientais mais marcantes presentemente? Era fantástico poder ler-se alguma coisa diferente. E digo diferente porquê? É claro que todas as notícias têm o seu valor, mas não era necessário basearem-se sempre no mesmo. Dá a impressão que simplesmente publicam o que chega ao escritório, o que significa o mesmo tipo de notícias, as mesmas fontes… O jornal ‘A Verdade’ dá a impressão que se limita a passar recados… Porque não ser este jornal o criador de alguns recados? Investigar situações, pressionar erros políticos e sociais, consultar blogs do concelho – porque não? Tantas opiniões e ideias de qualidade são debatidas nestes espaços – sei lá, tanta coisa de interesse que podia juntar-se a este jornal… a comunidade de Marco de Canaveses precisa de ouvir coisas novas, coisas diferentes, sejam problemas, ideias, ou mesmo opiniões de carácter público ou pessoal…

Uma coisa é certa, eu também tenho a noção de que a vida não está fácil para ninguém, daí nem sequer ter criticado o excessivo número de publicidade neste jornal, que quase o torna numa espécie de panfleto empresarial do Marco, pois sei que é precisamente essa a principal fonte de receita de um jornal. Não se pode fazer nada… Já agora, o novo site do jornal está muito melhor, e a actualização frequente ainda melhor, apenas tem algumas lacunas a apresentar, mas nada de mais…

Sr. Director do jornal ‘A Verdade’, se ler este artigo, não fique magoado com as minhas palavras, mas é o que penso… Estando na área que está, certamente que saberá receber um comentário crítico. Se formos a analisar o que eu disse, nada é impossível, é apenas uma questão de inovação e dinamismo, certo? Garanto-lhe que continuarei a ler o vosso jornal, esperando o dia em que surja uma ou outra ‘verdade’ que realmente me ponha a pensar…

Sem comentários: