quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Divulgação - JFS - Plano Nacional de Leitura

Da Junta de Freguesia de Soalhães recebemos o seguinte e-mail:

«Atendendo ao Plano Nacional de Leitura, iniciativa do Governo, a Junta de Freguesia de Soalhães, neste Natal de 2007, decidiu oferecer LIVROS como prendas a todas as crianças que frequentam as quatro escolas do Ensino Básico do 1º Ciclo (Eiró, S. Salvador, Bouças e Lardosa) e aos cinco Jardins-de-Infância (Eiró, Ramalhais, Lardosa, S. Salvador e Quintã).

O objectivo deste Plano Nacional de Leitura é estimular iniciativas que abranjam a população, desde a primeira infância até à idade adulta, tendo o governo eleito como público-alvo prioritário para uma primeira fase, as crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar e as crianças que frequentam o Ensino Básico, em particular as dos primeiros seis anos de escolaridade. Segundo o Plano Nacional de Leitura “ Para despertar o gosto pela leitura e estimular a autonomia, é necessário ter em mente a diversidade humana, considerar as idades, os estádios do desenvolvimento, as características próprias de cada grupo, o gosto e o ritmo próprios de cada pessoa.”, foi com base neste pressuposto que o Executivo da Junta de Freguesia de Soalhães, ao contrário do que aconteceu nos anos em que se ofereceram brinquedos, decidiu oferecer livros. A oferta foi de acordo com as idades das crianças e atendendo ao meio social que a freguesia se insere, pretendendo-se assim dar um contributo para o aumento das competências da leitura e da escrita, bem como o alargamento e aprofundamento dos hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar.

Segundo Cristina Vieira, Presidente da Junta de Freguesia, “foi um risco, pois sabemos que as crianças tinham expectativas nos brinquedos, mas assumimos esse risco na tentativa de contribuir para a mudança.”»

Sem comentários: