sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Afinal é soalhanenses

Pois é, meus amigos, parece que tenho razão quando me refiro aos habitantes de Soalhães como soalhanenses , e não como soalhenses, que é a fórmula que recentemente tem vindo a ser adoptada, mesmo com muita frequência nestes blogue. Confesso que a fórmula soalhense nunca me soou bem. Decidi, por isso, questionar o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, que já me respondeu:



  • Os naturais de Soalhães
    [Pergunta] Como devem ser chamados os habitantes da freguesia de Soalhães, concelho de Marco de Canaveses: "Soalhenses", ou "soalhanenses"?
    Joaquim Ribeiro :: Advogado :: Porto, Portugal
    [Resposta] Devem chamar-se soalhanenses os naturais de Soalhães, topónimo comum aos concelhos de Guimarães e Marco de Canaveses.
    F. V. P. da Fonseca :: 17/12/2007
  • Conferir aqui: http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=22208

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu Caro,

Em trinta anos de vida não ouvi outra coisa que não fosse SOALHENSES, pelo que não será fácil a desabituação... Mas sendo como diz, neste momento deixei de ser um SOALHENSE e passo a ser um SOALHANENSE convicto!

Assim seja...

o sibilo da serpente disse...

Não tem que ser assim, caríssimo. Eu farto-me de inventar palavras - há quem diga que sou mago delas - e, por isso, nada garante que seja como diz o ciberdúvidas.
De resto, não é bem isso que me preocupa, não me interessa muito saber qual é a fórmula mais correcta, importa-me, sim, aquele que me soa melhor. E, aí, confesso: soalhanense.