terça-feira, 20 de novembro de 2007

Prognósticos antes do fim do jogo (10)

MUITA ESPECULAÇÃO

As especulações que por aí andavam de que Avelino Ferreira Torres poderia ser candidato à Câmara de Amarante, com o apoio do PSD, acabam de ser aniquiladas com o anúncio do PSD local de que já tem um candidato próprio para 2009: Abel Afonso. Tal como já sucedeu em 2005, com o lançamento de Luís Ramos a grande distância das eleições, os social-democratas amarantinos não perderam tempo a marcar a sua posição.

Se bem conheço a realidade do Marco, não tardará que a especulação acabe por se instalar no Concelho. Aliás, no âmbito das eleições directas do PSD, houve responsáveis do PSD-Marco, apoiantes de Marques Mendes, que se fartaram de agitar este papão. Mas, como facilmente se verá, também no Marco sem razão. Se ainda percebo alguma coisa disto, insisto: o PSD do Marco tem um candidato natural - Manuel Moreira - e, se fizer o seu trabalho de forma convincente, não haverá nenhuma razão para que não seja recandidato. Logo, não se vê o propósito de um apoio ou qualquer forma de entendimento com Ferreira Torres, sobretudo numa altura em que o autarca enfrenta mais uma vaga de acusações judiciais.

Urge não esquecer que o caso de 1997, em que a distrital do PSD liderada por Luís Filipe Menezes, foi uma excepção. Esclareço que por essa altura manifestei publicamente o meu desacordo com tal solução. Mais tarde, o próprio LFM acabaria por me explicar as razões que o levaram a tal atitude: o PSD do Marco não gerava candidatos que dessem qualquer tipo de garantias. E, tanto quanto me disse, em 1997 tudo se conjugava para que houvesse mais do mesmo. Escusado será dizer que, em 2001, LFM me recordou o episódio de 1997 para me pressionar a ser candidato.

(Escusado será dizer que quando fui candidato ao Marco, os "suspeitos do costume" também me acusaram de uma "lebre" de AFT, o que obrigou a endurecer o discurso antes de tempo).

E para que não restem quaisquer tipo de dúvidas, relato aqui o que me disse um dirigente nacional do PSD em 2005. Em conversa sobre o Marco, recordei-lhe a possibilidade de AFT ganhar em Amarante. Sabem qual foi a resposta? Se ele ganhar é bom, porque é menos uma Câmara para o PS...! Não, não era nenhum apoiante de LFM - era uma figura muito próxima de Marques Mendes. Claro que a conversa acabou mal.

.

Sem comentários: