segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Prognósticos antes do fim do jogo (4)

LINDORFO COSTA? MONTEIRO DA ROCHA?

Na eventualidade de Ferreira Torres não ser candidato ao Marco, quem poderá assumir uma candidatura pelo CDS-PP?

Norberto Soares dificilmente poderá desempenhar esse papel. Depois de, recentemente, se ter desfiliado do partido e de se ter distanciado de do "torrismo", seria de muito mau tom que regressasse a "casa". De resto, é bem visível o seu distanciamente em relação a Lindorfo Costa mesmo nas reuniões da Assembleia Municipal, onde, não raro, Costa vota em sentido diferente do que o actual vereador vota nas reuniões de Câmara.

Lindorfo Costa será, assim, a figura emergente. Mas tem um problema pela frente: o judicial, decorrente da sua actividade enquanto autarca, cujo julgamento não tarda. Mesmo que a lei possa ainda não lhe vedar a possibilidade de uma candidatura, será sempre uma candidatura fragilizada. Uma situação que Lindorfo Costa talvez ainda não tenha ponderado devidamente. Há quem garanta que ele encara esses problemas com demasiado optimismo.

Julgo, contudo, que Lindorfo Costa gostaria de ser candidato. É um dos poucos que veste a camisola do CDS e não deixará que o CDS não tenha candidato em 2009. Do que tenho dúvidas é de que, não sendo ele, possa encontrar alguém que surja de novo para encabeçar um projecto antigo. Por isso, creio que a solução passará por lançar alguém que já tenha trajecto. E, neste caso, Monteiro da Rocha, que durante muitos anos presidiu à Assembleia Municipal e continua muito activo neste órgão, poderá ser uma solução.

Quanto a Fernando Torres, parece-me absolutamente fora de causa.

.

2 comentários:

Joao Monteiro Lima disse...

Mas porque será que os candidatos têm que ser sempre os mesmos. Quanto a "vestir a camisola do CDS", o presidente da JF Sto. Isidoro é assumidamente do CDS. Não se demitiu. Quando avançei no MH com o nome de Alcino Vieira, era a pensar que o CDS poderia quer inovar nas pessoas não se afastando de AFT, obviamente num cenário sem coligação à direita.

o sibilo da serpente disse...

Claro que não têm de ser sempre os mesmos e a renovação seria bem-vinda. O problema é que o CDS secou à volta de AFT.