domingo, 28 de outubro de 2007

Prognósticos antes do fim do jogo (3)

O EFEITO AVELINO EM NORBERTO E MOREIRA

Se Avelino Ferreira Torres for candidato à Câmara do Marco, o CDS fica com o problema resolvido. E Manuel Moreira fica com um problema para resolver. Honestamente, eu não sei se o actual presidente da Câmara quererá um confronto com o seu antecessor. Julgo que preferiria evitá-lo. Por todas as razões, mas sobretudo por feitio. De qualquer modo, se AFT avançar, creio que MM não estará em condições de recusar ir à luta. Diria mesmo que os marcoenses jamais lhe perdoariam que não fosse. Ficaria muito mal na fotografia e, certamente, hipotecaria o seu futuro na política.
Num cenário destes, é difícil prever resultados. As opiniões extremam-se: há quem garanta que AFT já não tem hipóteses e há quem garanta que ganharia facilmente a MM. Não ouso fazer apostas. Diria apenas que AFT não deve ser subestimado e que tudo depende, ainda, do que MM for capaz de fazer pelo Marco nos próximos dois anos.
Apenas um pressentimento: acho que este confronto nunca irá acontecer, porque um dos dois - não sei qual - não estará em jogo.
Outra questão que se levanta é a de saber qual o espaço que Norberto Soares, caso AFT avance. Tanto quanto me dizem, NS manifesta intenção de avançar, mesmo que AFT vá a jogo. Mas esta poderá não passar de uma pia intenção. É que com AFT em jogo, muitos dos apoios que NS teve em 2005 tenderão a regressar ao passado. Tenho muitas dúvidas de que se trate de pessoas com liberdade suficiente para afrontar AFT. Um problema que, de resto, também recai sobre alguns dos apoiantes de MM.
Os votos de NS em 2005 não correspondem ao seu peso específico. Importa não esquecer que NS assumiu publicamente a herança de AFT e a grande maioria dos votos que recebeu são de pessoas que gostam dessa herança. Tenho muitas dúvidas de que NS consiga impor-se num projecto independente. Acho, contudo, que faz bem em começar a marcar o terreno. Por um lado, porque se se mantiver firme, dificulta o regresso de AFT; por outro lado, porque nunca se sabe se NS, num cenário de grande confusão e de omissões, poderá acabar apoiado pelo PSD.
.

3 comentários:

Joao Monteiro Lima disse...

Caro CR,
Concordo com muito do que escreveu e mais ainda com a parte final do post.

o sibilo da serpente disse...

Caro João: já agora, diga qual é a parte com que não concorda :-) Sempre ajuda a corrigir o tiro...

Joao Monteiro Lima disse...

Não sei se vai haver ou não confronto eleitoral entre MM e AFT. Já tive mais certezas que haveria essa disputa, que poderia ser benéfica para um outro candidato (que aproveitaria os maus desempenhos de MM e AFT), mas agora poderá estar mais próxima uma aliança mais ou menos assumida entre CDS e PSD. Com um partido a indicar um nome em Amarante (eventualmente o CDS a apontar AFT) e o PSD a indicar um nome para o Marco (alguém que agradasse a "gregos e troianos").