domingo, 28 de outubro de 2007

Prognósticos antes do fim do jogo (2)

AVELINO FERREIRA TORRES
.
Será Ferreira Torres candidato à Câmara do Marco em 2009?
Acho que devemos começar por aqui. E começar por dizer o seguinte: AFT vai tentar voltar a ser presidente da Câmara. No Marco? Em Amarante? Não tenho dúvidas de que o homem preferia ser presidente da Câmara de Amarante, mas não recusará a hipótese de voltar ao Marco. Apesar do seu declarado amor a Amarante, AFT não se deixa levar por este tipo de emoções. Pragmático, tentará onde for mais fácil e, neste momento, nem ele sabe onde será mais fácil.
Em Amarante, AFT conta com uma fragilidade: o presidente Armindo Abreu, que não tem maioria absoluta, está em fase descendente. A piorar as coisas, incompatibilizou-se com um dos seus vereadores. Maioria ainda mais curta. Não sei se este conflito terá sido urdido por AFT - o que não me espantaria -, mas não tenho dúvidas de que Torres vai cavalgar esta onda de desacerto na maioria.
No Marco, as hipóteses de AFT dependem da forma como o actual presidente se impuser. Quem está no poder tem mais hipóteses. Mas também é certo que Manuel Moreira ainda não conseguiu empolgar os marcoenses. Ainda tem dois anos para o fazer. Resta saber se vai conseguir ou não. Para o conseguir, terá de mostrar mais do que tem feito (não confundir com mostrar-se). De outro modo, arrisca-se a ser a primeira vítima da excessiva tranquilidade da mudança que prometeu.
AFT vai começar brevemente a fazer sondagens em Amarante e no Marco. Aposto. E aposto também que no primeiro trimestre de 2008 vai dar sinais e não espantaria que fosse através do futebol.
.

Sem comentários: