sábado, 26 de abril de 2008

Itinerário Romano/Medieval
DOS FLÁVIOS A D. MAFALDA

"No ordenamento romano do séc. II d.C., o rio Douro servia de fronteira entre as províncias de Tarraconense(a norte/margem direita) e a Lusitânia (a sul/margem esquerda), acarretando essa divisão administrativa distintos ritmos de crescimento e de desenvolvimento. No entanto, mantinha-se uma ritualidade religiosa similar nas terras ribeirinhas das duas margens, segundo conclusões da investigação arqueológica recente.

Tomar contacto com estes conhecimentos e, em simultâneo, percorrer os espaços e observar as paisagens que acolheram estas vivências antigas é uma boa justificação para o presente itinerário, estando em experiência, por agora, apenas o troço de estrada S. Nicolau a Tongobriga."

Texto retirado do folheto de divulgação do projecto.

O troço experimental, com início em S. Nicolau, compreende:
Visita à Igreja de S. Nicolau, templo de estilo românico, que ainda apresenta frescos de diversas épocas;
Visita à Capela de S. Lázaro e ao Cruzeiro da Boa Passagem, monumentos deslocados do seu local original devido à subida da cota da água aquando da construção da Barragem do Torrão;
Subida da rua romano/medieval, com visita à Albergaria de D. Mafalda e capela do Espírito Santo e paragem junto do Pelourinho de Canaveses, monumento datado do séc. XVII;

A viagem continua depois, recorrendo à utilização de automóvel, até Tongobriga – cidade romana (localizada na actual freguesia do Freixo), com ocupação entre os séculos I e VI d.C.

Para marcações, os contactos são os seguintes:
Telf. 931620203
E-Mail: flavios_a_mafalda@hotmail.com

Sem comentários: