domingo, 6 de abril de 2008

Colectividades do Concelho do Marco de Canaveses
Grupo Columbófilo do Marco

Na sequência deste "post", tive a ideia de lançar no TMQ, uma série textos dedicada às colectividades desportivas, culturais, filantrópicas ou de outra índole, existentes no concelho do Marco de Canaveses.
Para começar esta série de posts, vamos abrir as portas do TMQ ao
Grupo Columbófilo do Marco.

A Columbofilia é uma actividade que demonstra amizade pelos pombos.
O pombo para além de ser um atleta impar é uma cascata de generosidade e abnegação, ele significa esperança e paz.
A columbofilia é um dos desportos mais praticados em todo o mundo, tendo como palco principal os céus de quase todos os países da Europa.
As particularidades de que se reveste o sector Columbófilo, nomeadamente no que se refere às características dos seus atletas – pombos correio – torna-a numa modalidade de elite no combate aos grandes problemas que minam a nossa juventude.

O Grupo Columbófilo do Marco, fundado em 1951, tendo a sua sede na freguesia de Rio de Galinhas, dedica-se exclusivamente à prática da Columbofilia e difusão de eventos Columbófilos, sendo uma instituição, como a generalidade das suas congéneres, completamente amadora.
Desempenhando a função, não só desportiva mas também pedagógica e cultural junto da juventude, esforça-se por dar apoio e incentivo a uma forma saudável de vida.
Actualmente, o Grupo Columbófilo do Marco (G.C.M.) tem 180 sócios, dos quais 72 são associados federados.
Os associados do G.C.M. disputam os Campeonatos Concelhio, Distrital, Nacional e Internacional. Semanalmente, nas provas nacionais, esta colectividade envia a concurso 1100 pombos, os quais disputam as taças “Manuel Moreira” e “Cidade do Marco”.
O G.C.M. tem uma perfeita noção de que está a prestar um valioso serviço à sociedade, preenchendo os tempos livres de todos aqueles que aderem a este desporto. Nessa óptica faz um grande esforço no fomento e divulgação desta modalidade.

O TMQ agradece ao Grupo Columbófilo do Marco a disponibilidade e simpatia demonstrada, bem como a cedência do material e da informação necessárias para a realização deste "post".

Para ver a sua colectividade divulgada no TMQ, entre em contacto connosco (terradomataequeima@email.com).


Sem comentários: