sexta-feira, 4 de abril de 2008

Premonição cinquentenária

Estando eu entretido e completamente deliciado a folhear o livro “Cidades e Vilas de Portugal – Marco de Canaveses”, da autoria de J. Correia, de Janeiro de 1957, deparei-me com um capítulo intitulado “Obras de Assistência e Filantropia, Organismos Corporativos, Desporto e Recreio.”

Pela leitura dos reveladores parágrafos do citado capítulo, fiquei a conhecer quais as obras de assistência e filantropia, organismos corporativos, desporto e recreio que há 50 anos atrás existiam no nosso concelho.
A saber:
Hospital de Santa Isabel (asilo incluído); Grémio do Comércio; Grémio da Lavoura; Asilo “Manuel Fernando-Maria Adelaide a Cristo-Rei”, Lagar Cooperativo de Azeite; Bombeiros Voluntários do Marco (na altura já contavam 30 anos de meritória existência); Assembleia Marcoense –“centro de reunião das classes em destaque do Marco” - e Futebol Clube do Marco.
Em relação à citada colectividade desportiva pode ler-se o seguinte:

“ É este aguerrido agrupamento de futebol, bem pode dizer-se, o único do concelho. Senhor de algumas tradições desportivas, faz actualmente parte da 2ª divisão regional onde tem campeado os seus méritos. Oxalá nenhum capricho do acaso o afaste dos lugares a que tem jus.”

Mesmo não sendo por mero acaso – nem apenas por capricho – cinquenta anos passados sobre este premonitório texto, o F.C. Marco, de forma inglória, caiu num acre e assolador ocaso.

Sem comentários: