sábado, 22 de dezembro de 2007

(Triste) Espírito Natalício

Estou de volta… É verdade! Depois de algum tempo sem escrever para o TMQ, aproveito estas mini férias de Natal para tentar escrever qualquer coisa. Têm sido semanas sobrecarregadas de trabalhos e frequências que me impedem de perder tempo com outro tipo de coisas. Mas pronto, vamos ao que interessa…
Ontem, Sexta-Feira, dia 21 de Dezembro, quando regressei de Vila Real, deparei-me com uma surpresa… A freguesia de Soalhães estava “decorada” para o Natal… Pelo que sei, de pessoas que aqui passam o seu tempo, o centro da freguesia já se encontra decorado há cerca de três semanas. Uma coisa é certa, a última vez que estive em Soalhães, foi há cerca de duas semanas atrás, e sinceramente, não reparei em nada… Mas como? Eu até sou uma pessoa que gosto do Natal, do Presépio, da árvore, dos doces, etc… Se calhar não reparei por ser uma decoração... não muito decorada… Sei lá… Escassa? Pobre? Escura? Feia? Enfim, não sei… Sinceramente, nem sequer é suficiente para ser opinada... Então aquela Avenida da Igreja!!
Será um gasto assim tão avultado para a Junta de Freguesia de Soalhães, colocar uma iluminação de Natal decente? O número de crianças é cada vez menor em Portugal, mas ainda existem Sra. Presidente! E nós temos cá algumas… Eu, quando era mais novato gostava imenso destas coisas das luzes pela rua, de ter um natal iluminado… Agora já não o vivo da mesma forma, mas há quem viva. E há quem gostasse de ver o mesmo que eu… É preciso pensar mais nas pessoas, nas suas idades e nas suas sensibilidades para este tipo de épocas festivas Sra. Presidente… e de acordo com a sua formação académica, você, melhor que ninguém o deveria saber analisar (penso eu)… As pessoas gostam do Natal, mas as crianças vivem o Natal como ninguém…
Outra coisa que me faz confusão… Um presépio no meio de uma rotunda? Não seria mais agradável colocá-lo na Avenida da Igreja? Sei lá, é uma sugestão… pelo menos existe uma maior circulação de pessoas? Talvez fosse engraçado poder ver o presépio de perto, e não do outro lado da rua, que até é de duas vias, vejam lá. Ah, e por falar em rua, já que escolheram colocá-lo na rotunda, porque não o colocaram virado para o passeio onde circulam as pessoas? Ou será que isto é apenas para estrangeiro ver? Só espero que a ideia da Junta de Freguesia de Soalhães não consistisse em que as pessoas fossem para o centro da rotunda… Não se esqueçam que atravessar uma rotunda é um gesto muito perigoso…
Quero deixar bem claro que a minha ideia deste comentário não é criticar a concepção do presépio, não tenho dúvidas de que o trabalho que lá está foi feito com gosto pelos grupos e pessoas intervenientes. É sim criticar certas decisões que não se entendem...
Mas enfim, não gostei. Não gostei mesmo. Se as coisas se fazem só por fazer, sem o mínimo de lógica e interesse, mais vale não se fazerem… acreditem! Claro que é a minha opinião pessoal, pois acredito que há muito boa gente que, na sua ideia, nunca viu iluminação de Natal mais bela…
Bom Natal para todos…

Sem comentários: