domingo, 19 de agosto de 2007

Quinta do Casal Rock Festival - A desilusão de um sucesso...


Cá estou eu novamente… Depois de umas semanas bastante ocupadas, decidi fazer um balanço… Balanço esse sobre o que me ocupou o tempo, o Quinta do Casal – Rock Festival’07. Informo desde já que eu próprio estive na produção deste espectáculo, onde representei o Departamento de Eventos do GDRS. Faço este balanço porque entendo que a autocrítica é essencial para quem, de alguma forma, tenta organizar este tipo de espectáculos. E este festival não é excepção. Foi uma 1ª edição que precisa da crítica para ganhar força, ou então para que os seus responsáveis reflictam se vale ou não o esforço, e a sua posterior realização futura.
Na minha opinião, falhou… a organização falhou... (relembro que eu mesmo estive envolvido).
E falhou porquê? Diversas razões… Económicas, espaciais, temporais, ÉTICAS e SOCIAIS. Foi uma organização que tentou ser organizada, tentou mesmo, mas não conseguiu… Falhamos… Mas este falhar é subjectivo! As pessoas não são todas iguais, mas acredito que, se existissem mais pessoas na organização com a mínima ideia sobre o que é, na parte técnica e social, um festival, poderia ter corrido um pouco melhor, mas essas pessoas eram escassas entre nós… Acredito também que, se o tempo para organizar este evento fosse mais alargado, que poderia correr um pouco melhor: A divulgação, a ausência de pressão, evitar fazerem-se as coisas sobre o JOELHO, evitar SURPRESAS desagradáveis… E acredito ainda que, se os principais OBJECTIVOS, no DECORRER do festival fossem os JOVENS DA NOSSA TERRA e a PROMOÇÃO DE BANDAS, tudo teria corrido melhor ainda. Eu falo em jovens da nossa terra sem querer excluir todas as outras classes etárias, existe ainda muita gente que aprecia este grande estilo musical, o que me faz acreditar ainda numa outra coisa… se a população de SOALHÃES e do MARCO, aderissem em massa AO QUE É ORGANIZADO EM FUNÇÃO DELES, talvez mostrassem algum respeito por quem para eles trabalha e talvez surgissem mais, melhores e novas oportunidades… mas não… a juventude é mesmo assim, eu também sou um deles… mas eu vou aproveitando, pelo menos enquanto o meu superior cá de casa o permite :-)
Falando mais especificamente do espectáculo em si, não se pode dizer que tenha sido mau… Houve problemas com o PORCO FORA DE HORAS, e que eu próprio, e volto a relembrar, fiz parte da produção, não conheço os porquês dessa largada antecipada… não encontrei ninguém que me soubesse explicar. Certo é que das 400 pessoas que vieram para o festival, cerca de 300 estavam a ver o porco, enquanto que, as bandas PROMOVIAM as suas músicas para umas escassas 60 pessoas (onde se incluíam os músicos e companheiros das outras bandas), visto que mesmo ALGUNS MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO também sucumbiram aos encantos do pequeno bicho enlameado. Não satisfeitos com o porco, a atenção da assistência voltou a ser atraída pela má gestão da organização, que não evitou o início da subida ao “pau ensebado”, o que trouxe mais uma hora de COMPLETO DESPREZO para com os artistas em palco… Mais uma vez FALHAMOS REDONDAMENTE… Teria que haver um timing para tudo… Não é demais referir que um festival de rock tem como atracção principal as bandas e não jogos tradicionais. Há um timing para tudo…
Relativamente à actuação das bandas, posso dizer que estiveram fantásticas… Apesar dos dj’s de sexta terem sido cancelados, os presentes no sábado estiveram em alta, a dupla Velvet Dress trouxe à ribalta os 70’s e os 80’s e Nuno Cobra fechou a noite com um poderoso house. Como minha eleição esteve a excelência do rock alternativo de Reckless (www.myspace.com/recless27), bem como, o grunge/metal de Inside Suicide (www.myspace.com/insidesuicide). As restantes bandas também estiveram muito bem, em que algumas delas foram mesmo agradáveis surpresas, e o PRINCIPAL OBJECTIVO DO FESTIVAL foi conseguido, boa música, boa presença em palco, boas bandas… Quem esteve presente e quem admira este estilo musical, saiu de Soalhães com o seu nível de satisfação em alta…
Falando e comparando a minha experiência própria no mundo da música, posso dizer que, enquanto banda de garagem, banda sem nome ou como lhe quiserem chamar, nunca fui DESRESPEITADO, nem eu, nem a minha banda, nem os acompanhantes da minha banda, porque uma banda de garagem apoia-se sempre nos amigos. São eles a sua principal base de apoio, daí ser normal a sua presença em todo o lado em que a banda se encontra. Eles deviam ser RESPEITADOS e TRATADOS como elementos dessa mesma banda… Falhamos novamente, e esse respeito NÃO FOI TIDO EM CONTA. Não posso deixar de referir que todas as bandas vieram a este espectáculo à troca de uma refeição e da remuneração de despesas de deslocação. Era JUSTO serem bem recebidos…
Esta foi portanto a desilusão de um sucesso. DESILUSÃO pelas falhas da nossa organização e pelo desrespeito da população do nosso concelho, e SUCESSO por termos tentado fazer um evento nunca antes realizado na nossa aldeia.
Gostei da experiência, mas os erros e críticas servem para aprendermos TODOS, e agora resta-nos esperar pelas decisões e análises desta 1ª edição do Quinta do Casal Rock Festival, em SOALHÃES.

5 comentários:

Anónimo disse...

Por problemas de saúde não fui ao festival, por isso não sei o que se passou, mas este exercicio mental auto-critico do NS foi simplesmente terra-a-terra, sem 'rodriguinhos'... Gostei da atitude... Quanto ao festival, não desistam logo à primeira...
NP

Célio Soares disse...

Caro Nelson, não estive presente por dificuldade de agenda. Sim, porque mesmo de férias há agendas "importantes" a cumprir. Não posso no entanto sentir orgulho ao ler o texto que escreves, de forma frontal, honesta, assumindo os erros e apontando caminhos. Talvez alguns dos que por lá passaram apenas para serem "vistos" e não verem, venham a tecer criticas. Mas caro Nelson, é "tropeçando que aprendemos a caminhar" e se todos os que se empenharam na organização, fizerem tal como tu, um acto de auto-avaliação, a próxima será muito melhor. Tal como só acontecem acidentes a quem anda na estrada, só erra quem tem iniciativa. O importante é retirar ilações, purgar os podres da história e seguir em frente , com a noção de que fizeram mais do que alguma vez outros fizeram. Sabes caro Nelson, é bom que expliques aos criticos, que dos fracos não reza a história. E que o passado só serve para corrigir o caminho do futuro, sendo que o futuro é já hoje. A todos os que trabalharam tal como tu neste evento, o meu abraço de apoio e votos de que não se cansem, mesmo que as criticas sejam muitas. Porque "SÓ ALCANÇA, QUEM NÃO CANSA"...
Um abraço

Célio Soares disse...

Permitam-me que corrija um lapso de escrita :
- Quando dizia, "não posso no entanto sentir orgulho ao ler o texto que escreves..." , como é fácil entender pelo restante do meu comentário, eu queria dizer :
"não posso no entanto, deixar de sentir orgulho ao ler o texto que escreves..."
As minhas desculpas Nelson.

Anónimo disse...

de facto, concordo plenamente com as suas palavras. a organizaçao deste evento falhou por completo. acho que a unica coisa boa que se pode retirar deste festival, ou arraial como quiserem chamar, foram as proprias bandas. é horrivel ir a um festival, que se espera magnifico, e assistir á enorme falta de respeito que a organizaçao, seja ela quem for, teve para com as bandas presentes. comecarem os concertos e a dança do porco ao mesmo tempo foi uma atitude lamentavel, e conscientes do erro, nao o emendaram, continuando a dança da lama ao som da musica saida do palco. é claro que á que respeitar a cultura e tradiçao de soalhaes, mas enfim.. como espectador, senti-me indignado ao ver bandas a lutarem em palco para fazerem uma boa actuaçao, tendo apenas umas poucas dezenas de pessoas a assistir, sendo a maior parte delas, amigos, como o meu caso. assim sendo, penso que é muito pouco provavel que, e embora nao seja muito dificil, este festival ou festa do porco tenha uma sequela no proximo ano. ou as pessoas tomam consciencia do que realmente é um festival ou entao simplesmente fazem um arraial para a freguesia de soalhaes, o que me parece que seja o mais aconselhavel. alem disso, é inaceitavel a ideia de organizar um evento destes sabendo que ao lado, em baiao, havia um evento do genero. enfim, um desastre total. espero que isto contribua para uma grande reflexao por parte da organizaçao e de todas as pessoas envolvidas.

Administrador TMQ disse...

Sobre o comentário anónimo acima convém esclarecer o seguinte:
1º Esclareci aqui a seu tempo que os comentários teria de ser assinados e que os anonimos só seriam publicados se fosse circunstanciais e sem colocar em causa directamente o nome de ninguém, que desta forma não se poderia defender pois desconheceria o autor da critica.
2º Desconheço o autor deste comentário mas acho que foi usada uma linguagem adequada e no fundo apenas realça as auto-criticas do próprio Nelson (elemento da organização).
3º Pelo exposto decidi publicar este comentário, por se enquadrar nos principios do TMQ. Mas isto não é, nem será a regra aqui no TMQ.
Nuno Pinto