Vamos lá, então, ver quem gosta de Soalhães
Descobri o Terra do Mata e Queima num momento de pousio. Andava, ainda, o Dr. Nuno Pinto a fabricar a coisa e apanhei-o em plena laboração. Fiquei atento. Um blogue sobre Soalhães, ainda por cima com o nome de Terra do Mata e Queima é sugestivo - é o mais fundo que há nos habitantes de Soalhães (não digo soalhenses, porque acho que é soalhanenses, mas não tenho a certeza, mas, agora, teremos que apurar isso, por causa do rigor. Porque, para além disso, não gosto que o Dr. Manuel Moreira, nosso egrégio presidente da Câmara diga que nós somos de Sólhães - e digo isto sem qualquer maldade). Num repente, recebi um convite para colaborar. Aqui estou. Com todo o gosto. E, como é claro, com todo o empenhamento. Fico com curiosidade para ver quem são os de Soalhães que vão aderir. O GR - espero - não tarda aí. Outros virão. Os que gostam de Soalhães, do nosso canto entre o Marco e Baião. Da raíz. Dos que não querem nada, a não ser que Soalhães ande e não se estrague. Que tenha luz própria. Que tenha duas "ruas", que sempre foi o meu objectivo (mais tarde explicarei melhor a ideia). Que possa ser o recanto da montanha do Concelho.
Diz o GR que a Terra do Mata e Queima ficou por causa de Santareno. Tenho dúvidas. Acho mais que foi o acaso. Por exemplo: há muitas crianças desaparecidas, mas só uma conta: Maddie.
Com Soalhães deve ter acontecido uma coisa do género. Hoje já não custa muito, mas lembro-me bem que, há muitos anos, num torneio de futebol inter-freguesias, em que eu jogava (?) por Soalhães, contra Fornos, saí do Campo da Tapadinha, a meio do jogo, para dar um estalo num rapazola que esteve de princípio a fim a chamar-nos Mata e Queima. Acho que fui irradiado ou coisa parecida, porque não voltei a jogar futebol, o que não deve ter tido influência no resultado final, até porque perdemos, salvo-erro, po 15-1.
Vejo, caro NP, que refere o livro de António Pereira Coutinho e Guilherme Pinto na apresentação do blogue. Presumo que saiba que APC era meu tio, advogado e professor, pouco mais que meu irmão mais velho e que já cá não está. O Guilhermo Pinto, meu amigo e colega em Coimbra, que foi estagiário de APC, é hoje o presidente da Câmara de Matosinhos.
Vamos a isto.
.
4 comentários:
Caro CR,
Eu cá continuarei a usar o termo Soalhense, pois foi aquele que sempre ouvi às gentes da nossa terra, por muito que até possa estar errado...
Posso estar completamente errado mas penso ter lido algures algo aceitando o uso das duas terminologias... Mas não tenho a certeza.
Aguardemos o esclarecimento de alguém mais atento...
Sólhães!! Isso é que não!
NP
Caro CR
É claro que sabia da sua relação familiar com o Dr. António Pereira Coutinho. Já Guilherme Pinto não sabia quem era... Mas agora já sei.
NP
Tenho pena. Não sou de lá...
pois é, caríssima, é só para alguns :-)
Enviar um comentário