terça-feira, 12 de agosto de 2008

Locais turísticos a visitar na região
Carvalho de Rei

A serra da Aboboreira, contraforte sudoeste do Marão correndo de Amarante a Marco de Canaveses, é um mundo à parte. Pouco povoada, local de cultos pré-históricos (como o atestam os numerosos dólmenes) e de lendas (como as das lutas entre São Gonçalo e o Diabo), alterna encostas cortadas por socalcos verdejantes com cumeadas desoladas. Fica a três quartos de hora de automóvel do Porto, mas nenhuma estrada alcatroada a atravessa e as ligações entre aldeias fazem-se através de estradões e caminhos antigos. Tudo isto a afasta dos grandes roteiros turísticos (que não dos amantes do turísmo de natureza), com uma excepção importante: o Rali de Portugal, que traz milhares de visitantes. Ficou famoso o troço de Carvalho de Rei, com partida da aldeia de Travanca do Monte e chegada às proximidades de Jazende, recheado de descidas arrepiantes e curvas encadeadas, muitas vezes feitas entre muros de pedra. Para desgosto dos amantes do automobilismo, o troço acabou. Motivo: a maior parte da rampa entre Carvalho de Rei e Jazente foi alcatroada. O mal de uns é o bem de outros, e desta forma passou a ser mais fácil descobrir os encantos de Carvalho de Rei. Saindo da EN 181-5(Amarante-Marco) pouco depois de Jazente (famosa pela sua igreja românica), e cortando à esquerda, uma longa subida, primeiro asfaltada e depois de terra batida, leva-lo-á até Castelo. Aí é imperioso parar a viatura e visitar a aldeia a pé, reservando forças para o culminar da jornada: a subida ao miradouro. Assinalado por uma enorme cruz junto a um cume pedregoso, domina o casario e a vertente que desce até ao vale aproveitado pela estrada Amarante-Padronelo-Régua (EN 101) e pelo IP 4 (Amarante-Vila Real). Para norte, o espectáculo dos cumes do Marão, coroados por geradores eólicos, enquanto mais longe espreita a silhueta cónica da Senhora da Graça. E a toda a volta imagens de um mundo rural ainda pouco transformado. A atestar a antiguidade do povoamento da Aboboreira, sepulturas escavadas na rocha (acasso assinalado a partir da estrada principal). Se continuar a subir pelo estradão, passará na sede da freguesia (Carvalho de Rei ) e, bifurcando à esquerda, aproximadamente pela curva de nível, chegará a outra aldeia típica, Travanca do Monte, onde pode descer por estradão para a estrada Amarante- Régua (101).
Mais uma sugestão que aqui deixo para uma visita a um local belo em familia ou com amigos... aproveite as férias para visitar.