segunda-feira, 7 de julho de 2008

Obras da rede abastecimento de água e rede de saneamento em Soalhães
Pela Dra. Cristina Vieira, Presidente da JF Soalhães.

Da Dra. Cristina Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de Soalhães, recebemos, via e-mail, o pedido de publicação do seguinte texto:

«É indiscutível a importância da obra de rede abastecimento de água pública e rede de saneamento na freguesia de Soalhães, a qual permite colmatar muitas lacunas nos domínios ambiental e de saúde pública.

O que é discutível é a forma como a obra se tem vindo a desenvolver.

Enquanto Presidente de Junta, tal como me compete, tenho vindo a acompanhar esta obra e a forma como os trabalhos decorrem no terreno. Assim verifico que não existe qualquer tipo de fiscalização desta obra e que por via disso, o acompanhamento dos trabalhos é quase nulo por parte da Câmara Municipal. Há aspectos básicos que não estão a ser cumpridos e que deviam garantir o normal decorrer dos trabalhos e a respectiva segurança que quem lá trabalha e daqueles com quem convivem todos os dias. Senão vejamos:
- A empresa que se encontra a realizar a obra na zona central da freguesia, não tem cumprido com algumas regras básicas de segurança. Exemplo disto é a falta de sinalética apropriada e adequada à circunstância da via, que chega a colocar em causa a segurança dos automobilistas e dos peões.
- Os atrasos na reposição de pavimento são incompreensíveis.
- As deficiências na reposição de pavimento colocam em causa a qualidade dos serviços prestados pela empresa.
- A falta de sensibilidade para com a população, nomeadamente na resolução de problemas relacionados com águas de consortes, corte de ruas e más condições das vias, quer no período de chuva quer agora, com o calor, em que o pó se torna insuportável.
- A falta de resposta, por parte da seguradora da empresa, em situações em que houve danos graves para a população, nomeadamente em casas, que abriram fendas, muros que cederam, etc..

Estas e outras situações caracterizam aquilo que tem sido a obra de rede abastecimento de água pública e rede de saneamento em Soalhães.

Perante os factos que diariamente observo, posso concluir que a população de Soalhães tem sido vítima de uma atitude de inércia e irresponsabilidade por parte da Câmara .

Cristina Vieira»

Sem comentários: