quinta-feira, 15 de maio de 2008

O Nosso Mundo
Em Cartoons

Ontem, a subida dos preços dos combustíveis voltou a ser notícia.
Bem sei que estes aumentos, com periodicidade quase diária, estão a deixar muitos portugueses preocupados, angustiados, revoltados e, por consonância, infelizes.
Contudo, se queremos perseguir a felicidade, devemos colocar de lado as amarguras e reger o nosso quotidiano por 3 regras básicas:

1 – Tentar evitar que coisas banais e corriqueiras nos toldem a paciência e o humor.

Se o leitor reparar, nos últimos tempos, não existe nada que aconteça com maior frequência e vulgaridade do que o aumento do preço dos combustíveis.

2 – Perceber que as coisas más também podem ter um lado positivo.

O grande desafio deste ponto, muitas vezes de difícil concretização, é encontrar o lado bom das coisas más.

Cartoon de John Deering para o "The Arkansas Democrat-Gazette" (EUA)

No entanto, no caso do aumento sistemático do preço dos combustíveis, o exercício referido no ponto anterior é de simples resolução.

Repare nestes exemplos práticos:

O aumento do preço dos combustíveis, pode representar uma solução para alguns males, como as doenças cardiovasculares e a obesidade, que, graças ao sedentarismo, enfermam a nossa sociedade.

Cartoon de Molina para o "El Nuevo Diario" (Nicarágua)

Poderá contribuir para a diminuição da criminalidade e dos suicídios em todo o planeta. Com ênfase no que concerne a crimes de fogo posto, emulações pelo fogo e especialmente na prática do carjacking.

Estes aumentos cirúrgicos são um grande aliado na luta contra a poluição e a favor da protecção e da preservação ambiental.

Cartoon de Patrick Corrigan para o "Toronto Star" (Canadá)

Estes estratégicos aumentos podem ser utilizados como medida de prevenção dos acidentes rodoviários. Pois, contribuem para a diminuição da intensidade e velocidade de circulação do tráfego.


Poderia apontar muitas outras razões, mas já me alonguei demasiado. O leitor, se tiver vontade e pachorra para tal, por certo que desencantará mais uma série de motivos para os portugueses não desanimarem devido ao aumento dos combustíveis.

Ah! Tem toda razão caro leitor. Falta a 3ª regra básica para aqueles que pretendem partir na busca da felicidade.

3 – Se pretende mesmo perseguir a felicidade, vá a pé ou, em alternativa, utilize os transportes públicos. Os preços dos combustíveis estão pela hora da morte!


PS - Por impedimentos de ordem pessoal não me foi possivel, como de costume, publicar este "post" ontem. Aos leitores e restantes colaborares do blog as minhas desculpas. Na próxima semana vou tentar retomar a rotina.

Sem comentários: