quarta-feira, 2 de abril de 2008

Exposição de Pintura do artista marcuense Pedro Madureira

Vai estar patente , de 05 a 27 de Abril, no centro Paroquial da Igreja de Santa Maria, Marco de Canaveses, uma exposição de pintura do artista marcuense Pedro Madureira.

Nesta exposição, Pedro Madureira vai apresentar um conjunto de trabalhos que convergem na mesma direcção: o MARCO.

2 comentários:

Unknown disse...

Será possível esclarecer-me porquê marc"u"ense e não marc"o"ense?
Mariana Rosa

G.R. disse...

Cara Marina Rosa,
Como sabe, este blog não permite comentários anónimos. Por lapso, publiquei o seu comentário sem tentar verificar a identidade do autor. Mas agora que já está, e como a questão que coloca me parece pertinente, vou responder.
Pelo que sei, tanto "marcoense",como "marcuense" ou até mesmo "marquense", são expressões correctas para designar os habitantes do Marco de Canaveses.
A maioria das pessoas prefere "Marcoense". No entanto, vários prontuários linguísticos apontam como correcta a versão "Marcuense". Pois, segundo os autores dos referidos prontuários, da mesma forma que os habitantes do Porto são designados por Portuenses, os do Marco devem ser designados por "Marcuenses".
No fundo, o que importa é que com "O" ou com "U" se continue a falar e a escrever sobre todos os "marquenses" que , com os seus actos e obras, contribuem para enaltecer o nome do MARCO.
Cumprimentos.