quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Divulgação - Junta de Freguesia de Soalhães
Protocolo de Enfermagem

Da Junta de Freguesia de Soalhães recebemos, via e-mail, o seguinte pedido de divulgação:

«No âmbito de um acordo de parceria com a Administração Regional de Saúde, o Centro Social de S. Martinho de Soalhães passou a dispor de um serviço móvel de Enfermagem, a partir do dia 31 de Janeiro de 2008. O objectivo é prestar cuidados e prevenir problemas de saúde a populações isoladas ou com dificuldades motoras da freguesia de Soalhães.

Este protocolo surge de uma das necessidades identificadas pela Junta de Freguesia, que por sua vez tem um protocolo de cooperação com o Centro Social. A Junta de Freguesia além de se encontrar a diligenciar a substituição da médica da Extensão de Saúde de Soalhães, desde do início do seu mandato que tem uma preocupação em chegar aqueles que por vários motivos não vêm ao Centro de Saúde, para obter cuidados de saúde primários. Segundo a autarca, Cristina Vieira, “a freguesia de Soalhães, tem uma população envelhecida e é uma freguesia muito extensa, há que chegar perto dos que mais precisam. Este protocolo com a Sub-região de Saúde, é uma forma de complementar a Unidade Móvel de Saúde que tem andado pelo concelho.”

Segundo a autarca, o Centro Social de S. Martinho é uma instituição que tem muito mérito, e tem como objectivo prestar serviços na terceira idade, por isso faz todo o sentido que o protocolo realizado pela Sub Região fosse realizado com a instituição. O próximo objectivo é consolidar um protocolo idêntico mas com médicos para poderem complementar o Serviço Nacional de Saúde, ou seja, estamos a tentar que a mesma instituição tenha médicos na freguesia, a poder realizar consultas a preços mais baixos do que os praticados nas clínicas particulares, nomeadamente a especialidade de Ortopedia.

Informamos que as pessoas interessadas em beneficiar deste serviço, que é gratuito, deverão inscrever-se na secretaria do Centro Social de S. Martinho de Soalhães ou na Junta de Freguesia.
A calendarização do serviço é afixada no início de cada mês no Centro de Saúde de Soalhães, na Junta de Freguesia e no Centro Social de S. Martinho.

Trata-se de uma parceria muito importante pois permite que a ajuda clínica seja disponibilizada de uma forma muito mais efectiva e premente às pessoas mais necessitadas da freguesia.»

Sem comentários: