segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Casa do Povo de Soalhães – Opções de mau gosto

No passado dia 19 de Janeiro, quando me dirigi à sala de espectáculos da Casa do Povo de Soalhães para assistir à Assembleia de Freguesia, fiquei surpreendido com a nova infra-estrutura que a direcção desta associação havia colocado numa das paredes suas paredes. Para mim foi novo pois já lá não entrava há algum tempo. Trata-se nada mais nada menos que uma espécie de régie para o manuseamento do equipamento de luz, vídeo e som da referida sala. Sem dúvida que, e na minha opinião, é um espaço útil e que fazia falta. Por experiência própria, que produzi muitos espectáculos no referido espaço, sei que se torna muito mais agradável e seguro trabalhar num espaço mais reservado, sem estar constantemente preocupado com mãos alheias que mexem no material.
Claro que existem alguns senãos, mas o que mais se denota é claramente a falta de gosto que se teve a projectar aquele espaço. É obviamente visível que aquele enorme caixote pendurado numa das paredes da sala, deita por terra o aspecto formal do espaço. Feio e piroso, são os termos mais correctamente aplicados. Os aspectos funcionais foram completamente abafados pelos aspectos formais.
Porque não, em substituição a este caixote, ter criado uma simples e única abertura na parede de dimensão mais alargada que as três anteriormente existentes? Seria sem dúvida uma opção mais elegante e possivelmente mais económica. Claro que agora a obra está feita, e resta apenas que cada um dos utentes do espaço faça a sua avaliação.
Outra coisa que não achei nada interessante foi a barra de luzes que também foi colocada na sala. A qualidade formal do espaço foi outra vez posta de parte. Acreditem que usar barras de luzes amovíveis resulta muito melhor, pois são colocadas quando são realmente necessárias. Por exemplo, em eventos que se realizem nesta sala de natureza mais formal e lúdica (como o caso da Assembleia de Freguesia), aquela barra de luzes não fica propriamente adequada, fica sim, a mais. O que será colocado de seguida nesta sala? Talvez uma bola de espelhos como nas discotecas? :-)
Uma coisa é garantida, para eventos de baixa produção, esta sala está preparada, e sendo o material da “casa” não se torna necessária a ajuda exterior à associação… Menos preocupações.

Ainda assim, não gostei...

1 comentário:

José Teixeira disse...

Ainda não tive oportunidade de ver tal obra amigo Nelson, mas agora estou com aquela vontade em ver esse “espectáculo”….