terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Soalhães nas mãos de quem?! - Post I

A Reunião da Assembleia de Freguesia
Vou iniciar, ou pelo menos tentar iniciar, um grupo de comentários sobre a gestão política da nossa freguesia. Aviso desde já que vou escrever como um simples habitante da nossa freguesia, uma vez que a minha queda para a política é praticamente nula, ainda que existam pessoas que pensem o contrário... Vou basear-me no que as pessoas falam, comentam e pensam, para ter algo em que me inspirar…
Como primeiro tema, vou abordar a última Reunião da Assembleia de Freguesia que decorreu no dia 23 de Dezembro, e que pelos vistos não chegou a passar de uma tentativa.
Seguindo as palavras de NP e JS, e que na realidade também se verificou, a reunião “não se realizou por falta de quórum”. Ora, isso para quem não sabe, significa que não se encontravam na reunião 50%+1 dos elementos que constituem a Assembleia, ou seja, mais de metade.
É verdade que apareceram quase todos, mas “abandonaram a sala alegando irregularidades na forma de convocação dos elementos da Assembleia para a referida reunião”. O que se passou, foi que, segundo o Regimento da Assembleia, o qual foi aprovado pela Assembleia de Freguesia sob proposta da actual Junta de Freguesia de Soalhães no início do seu mandato, diz que as convocatórias para a Reunião da Assembleia de Freguesia têm que ser enviadas no mínimo com dez dias de antecedência, por carta registada com aviso de recepção. Ora, o que se passou foi que, estas mesmas cartas foram deixadas (e este é o termo correcto) em estabelecimentos públicos, para uma posterior entrega aos elementos da Assembleia. O que isso provocou foi que, alguns elementos não receberam a sua convocatória, apenas porque não foram ao “café”, para além de ser um acto completamente ilegal. E já que se fala em ilegalidades… numa conversa de café, fiquei a saber de outra (má) informação acerca desta Reunião da Assembleia. Como já foi escrito por NP, o principal assunto de discussão desta reunião era o Plano e Orçamento para 2008… Fiquei a saber que, os documentos deste plano foram fotocopiados e deixados (e é novamente o termo correcto) numa papelaria, afim de serem mais tarde entregues aos respectivos elementos da Assembleia, pelas mãos da funcionária do estabelecimento. Pois bem, segundo as leis do Estado Português, os Planos e Orçamentos não podem ser publicados nem expostos em público antes da sua aprovação em Reunião de Assembleia…
NP escreveu “assim vai a politica em Soalhães... E as eleições são só em 2009!”, pois bem, eu digo antes, assim vai a política em Soalhães… E as eleições já foram em 2005! Inadmissível…

P.S.1: Este meu post, por infelicidade já estava pronto quando JS publicou um post acerca do mesmo tema. Ainda assim decidi publicar para não deitar trabalho fora.

P.S.2: Assumo publicamente que não estou a gostar da actual gestão da nossa Junta de Freguesia. Mas Soalhães votou, está votado, agora só temos que aceitar o que temos, gostando ou não… A Democracia é isto…

P.S.3: Que ninguém tente encarar estes meus posts como jogadas político-partidárias, eu não percebo política e nem sequer tenho partido… estes posts têm que ser encarados sim, como tristes realidades políticas. E essas estão à vista…

6 comentários:

Anónimo disse...

Nelson,

Não sejas modesto quanto à tua queda para a politica, basta ler o que escreves para perceber que ela está lá, como em todos nós claro! Uns mais, outros menos, mas está lá...

A mim, desde que aqui escrevo, já me 'colocaram' em muitos cenários politicos... Todos falsidades, mas esse é o preço de se tentar escrever livremente...

Abraço
NP

Anónimo disse...

Nelson,

Continuo a achar que neste caso se aplica mais a ideia de que "assim vai a politica em Soalhães... E as eleições são só em 2009!", sei bem porque o digo... Mas deixo essas 'pequenas guerras' para os verdadeiros protagonistas, de que eu não sou, sem dúvida, exemplo.

Abraço
NP

António Madureira disse...

Quando diz:"...segundo o Regimento da Assembleia, o qual foi aprovado pela actual Junta de Freguesia de Soalhães no início do seu mandato..." pretende dizer mesmo isto?

É que não haveria maior atrocidade democrática, que o executivo aprovar os termos em que a assembleia - que fiscaliza a actividade executiva - irá funcionar!

Anónimo disse...

De facto o regimento da Assembleia foi aprovado pela Assembleia mas sob proposta da Junta da Freguesia. Para que não hajam dúvidas vai ser feita a respectiva correcção.

António Madureira disse...

E o regimento foi aprovado pela Assembleia sob proposta da Junta de Freguesia??!!!

Será que foi a Junta a propor o Regimento de funcionamento da Assembleia de freguesia?

Como é possível!! Inacreditável!

Anónimo disse...

Sim, segundo sei é assim que funciona...

Abraço
NS