quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Micro Causa: Elaboração de uma petição “online” pelo preenchimento das vagas de médico de família no Centro de Saúde de Soalhães.

O Nuno, neste post, faz referência ao facto de que o novo concurso de colocação de médicos só se realizar em Maio/Junho 2008.E que mesmo nessa altura é preciso ter muita sorte para preencher as vagas de médico em Soalhães.
Depois de uma consulta ao site da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), verifiquei que, no passado dia 28, terminou um concurso para o recrutamento de pessoal, médicos incluídos, para o exercício de funções em Centros de Saúde no âmbito da região Norte.
Partindo dessa constatação, e como julgo que a situação é preocupante, sou da opinião que este blogue poderá ser uma das ferramentas a utilizar na tentativa de resolver esta questão. Nesse sentido, tive a ideia de colocar uma petição “online”, dirigida à ARS Norte, a marcar uma posição pública dos habitantes de Soalhães, seus familiares, bem como dos restantes cidadãos que queiram abraçar esta causa.
À consideração dos restantes colaboradores e demais leitores do blogue.

7 comentários:

o sibilo da serpente disse...

Totalmente de acordo, GR!

o sibilo da serpente disse...

Aliás, esta não é uma micro-causa, é uma causa grande para quem precisa dos cuidados médicos.
Do mesmo modo que não fui grande entusiasta de uma Secundária em Soalhães, por achar que os adolescentes têm tudo a ganhar com a mudança de ares, em relação aos cuidados médicos de primeira linha e à escolaridade primária, defendo uma relação de proximidade. Desde, é claro, que as escolas e os centros de saúde tenham boas condições, ou pelo menos razoáveis.

Joao Monteiro Lima disse...

Caro amigo e companheiro Gregório,
subscreverei a proposta, acho aliás que a subscrição poderia ser alargada também a quem não é muito ligado a isto dos blogs. Todos seremos poucos, por isso é preciso mais e mais pessoas, pois o que se pretende não é tirar nada a ninguém, mas antes permitir que os utentes da unidade de saúde de Soalhães tenham médicos de família. Contem com o meu apoio.

Anónimo disse...

Gregório,

É uma boa ideia, que se calhar como o João diz poderia ser alargada, em complemento, a outras pessoas menos identificadas com estes meios informáticos... A ver...

No que diz respeito ao blog diz o que necessitas que por mim, ok.

Anónimo disse...

GR,
A informação sobre a data do próximo concurso de médicos foi-me passada por alguém mais dentro destes assuntos que eu. Assumi a informação com boa e reconheço que não tentei confirmá-la por outros meios...

G.R. disse...

Coutino Ribeiro,

É óbvio que para os habitantes de Solhães esta é uma causa major. No entanto, no meio do imenso universo da Internet e do dos cidadãos deste país, não passa de uma causa de cariz meramente local. Daí, o nome micro-causa.

João e Nuno,

A intenção é permitir que qualquer pessoa possa subscrever a petição. Em princípio, a petição será validada com o nº do BI e com um endereço electrónico. Estava a pensar criar uma caixa de correio de acesso livre, para permitir que quem não tem endereço electrónico possa participar.

Coutinho Ribeiro e Nuno,

Gostava era de ter a ajuda dos meus caros colegas na redacção do texto da petição. Julgo que este deve ser objectivo e conciso. Mas, confesso, não sei bem como redigir tal petição.
Uma ajudinha, via correio electrónico, seria muito bem-vinda

Abraços para todos!

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Confessando o meu cepticismo quanto ao sucesso desde tipo de iniciativas (não pelas causas ou pelos promotores, mas sim pela forma como infelizmente a administração central vê estas manifestações vindas directamente das populações), não posso deixar de me associar a ela.
Defendi por diversas vezes na Assembleia Municipal, neste mandato e no anterior, que a autarquia deve fazer tudo o que está ao seu alcance para atrair e reter médicos no concelho, proporcionando-lhes condições e regalias suficientemente competitivas para tornar o Marco atractivo para um médico que aposte no Serviço Nacional de Saúde.