terça-feira, 13 de novembro de 2007

IRS liquidado do ano de 2006 relativamente a cada município

A DGCI, no seu site, está a divulgar os valores da Colecta Líquida do IRS do ano de 2006, relativa aos agregados familiares residentes em cada Município, para efeitos, designadamente, dos cálculos previsionais do montante da participação no IRS, nos termos do artigo 20º da Lei das Finanças Locais (Lei 2/2007, de 15/1).
Segundo a informação prestada no site, nesta listagem não estão reflectidas eventuais correcções, pelo que os valores indicados devem ser considerados a título meramente indicativo.
No quadro que segue, onde para além do Marco de Canaveses constam outros Concelhos limítrofes e vizinhos deste, ao montante de IRS liquidado e ao número de declarações entregues pelos contribuintes, é referido o número de habitantes, segundo o último censo, por município.
De momento, abstenho-me de efectuar grandes comentários sobre estes dados. Tanto mais, que não sei qual a percentagem de IRS (variável até 3%) que foi deliberada e comunicada pelo município de Marco de Canaveses à Direcção-Geral dos Impostos. No entanto, julgo que estes dados, quando comparados com os da tabela geral do país, podem ajudar a tirar algumas conclusões sobre os números do desemprego, dos baixos salários, da pobreza e dos elevados índices de imigração que assolam os Concelhos mais interiores do Distrito do Porto, bem como alguns municípios vizinhos, mas de Distritos diferentes, como sejam os casos de Cinfães ou Castelo de Paiva.
Numa altura em que, para o bem e para o mal, o financiamento dos municípios tende a ser consentâneo com a receita fiscal por eles arrecadada, julgo que está na hora de os responsáveis politico-partidários da nossa região, depois de efectuarem uma pequena trégua nas suas guerrilhas politicas, apontarem, de forma astuta, inteligente e concertada, as suas armas para alvos de importância nuclear para o futuro das suas cidades, vilas e aldeias.

Sem comentários: