sábado, 6 de outubro de 2007

AINDA BEM QUE JÁ HÁ GPS...

Há dias, um médico meu amigo, precisando de se deslocar a Soalhães, para ver uma casa antiga que estaria á venda, pediu a minha ajuda para lhe explicar o caminho a seguir.
-"É muito fácil... segue a A4 até á saída para o Marco de Canaveses e depois chegado aí, é só seguir as placas que indicam Baião. Terá forçosamente que passar por Soalhães".
Despedimo-nos e passados alguns minutos, tomei consciência da aberração que acabava transmitir a esse meu amigo, que nada comentou, mas deve ter pensado que Soalhães deveria ser uma "aldeola" nos confins do mundo. Por momentos, parei para refazer mentalmente este percurso e foi aí que tomei consciência da aberração que vos falava. Senão vejamos :
Chegados á entrada do Marco e passada a Ponte de Canaveses, a primeira placa indica-nos á direita "Marco de Canaveses" e em frente, Baião e Tabuado.
A minha informação estava certa : "seguir as indicações de Baião"...
Mas, aqui começa a aberração, o ridiculo e a minha revolta.
Tabuado ? Mas que eu saiba, Tabuado é uma freguesia do Marco, tal como o é Soalhães. Então o que terá de tão mais importante esta freguesia, que Soalhães não tem, para ter
honras de figurar nas placas indicadoras de localidade? Talvez mais á frente, pensei...
Mais á frente, a minha informação continuava certa : "seguir as indicações de Baião"...
Mas aqui, a minha revolta acentuava-se .
Não bastava, que continuassem a existir indicações de "Tabuado" (o que até está correcto), mas pasmem meus caros amigos, agora acrescentava-se a indicação de "Rio de Galinhas"... de SOALHÃES nem sinal...
Rio de Galinhas, que também é uma freguesia do Marco e também com direito a honras de figurar nas placas indicadoras de localidade...o que também está certo.

E a saga continua :
Alguns metros á frente, um "reforço" da informação, não fosse o incauto automobilista, passar sem reparar que tinha uma saída para duas freguesias do Marco de Canaveses : Tabuado e Rio de Galinhas... mas de SOALHÃES nem sinal !
E o mais curioso disto tudo, é que Soalhães é a freguesia com maior área (24,03km2), sendo que Tabuado tem 6,83km2 e Rio de Galinhas 2,1km2.
E no que diz respeito á população residente, Soalhães tem 3.817 (a 2ª freguesia mais populosa), Tabuado 1.389 e Rio de Galinhas 1.838 habitantes.
Finalmente, a tão almejada placa indicadora de "Soalhães".
Mas se repararem bem, as minhas indicações continuavam certas : "seguir as indicações de Baião"...
Mas aqui não tinha nada que enganar, pois a barreira de cimento, não deixava outra alternativa que não fosse virar á esquerda com Soalhães alguns metros adiante, bem á vista e sendo assim, podiam ter poupado uma placa, ou talvez alguma tinta, para escrever "Soalhães". Bastaria seguir a estrada , pois aqui não dá muito jeito seguir em frente , sob pena de bater no muro de betão. Sinceramente, é ridiculo e acima de tudo revela falta de respeito pela maior freguesia do Concelho.
Senhor Presidente da Câmara, Senhora Presidente da JF, Senhores Deputados Municipais , todos eleitos TAMBÉM com os votos dos eleitores de Soalhães, é tempo de junto das entidades competentes, fazerem ouvir a vossa voz, (que os eleitores vos deram)para que seja corrigida esta lamentável aberração .
Talvez, Senhores Deputados Municipais, consigam arranjar um tempinho no intervalo de uma animada sessão, para debate de "coisas tão importantes" como "lavar o passado" com as mudanças na toponímia da cidade ou do nome do Estádio Avelino Ferreira Torres, para encontrarem soluções para resolução de assuntos de "somenos" importância, como este de dar visibilidade igual a todas as freguesias. Apesar de eu saber que todos, do Senhor PC, á Senhora PJF e aos Senhores DM, sabem o caminho para Soalhães (quando mais não seja na altura das eleições), há outras pessoas como o meu amigo, que não sabia. Mas acima de tudo, é a dignidade que Soalhães e o seu povo merecem.
Tenham paciência... e desculpem qualquer coisinha...
Ainda bem que já há GPS...

7 comentários:

o sibilo da serpente disse...

Bem visto!

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Caro Célio, não dou a importância que pareces dar a esta questão, embora compreenda e concorde com o que defendes. Mas sempre te digo que, enquanto cidadão e não como deputado municipal, já troquei alguns e-mails com as Estradas de Portugal sobre a sinalização da variante. Por uma vez fui atendido de pronto, mas da última comunicação ainda não vi qualquer resultado.

o sibilo da serpente disse...

JCP: não dás importância a esta questão, porque sabes de cor e salteado o caminho. Imagina quem não sabe! Quantas vezes já andaste aos papeis em sítios que não conhecias, precisamente porque fazem a sinalização das estradas para quem lá vive e não para os forasteiros, que são os que mais precisam?

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Referia-me apenas ao prisma por que o Célio analisou a questão, ou seja, Soalhães a disputar sinalização de trânsito com Tabuado e Rio de Galinhas.

Anónimo disse...

Na minha vida profissional tenho-me deparado com muitos comentários do género: 'Não há uma placa a dizer Soalhães!'

E eu lá mando seguir a indicação de Baião.

Era escusado, mas a tinta deve estar cara. Contenção a quanto obrigas!

NP

o sibilo da serpente disse...

Zé Carlos: Se tanto querias uma escola secundária em Soalhães - em vez de Rio de Galinhas, Tabuado ou outro sítio - por que não preocupares-te com a inexistência de um placa de trânsito que diga Soalhães? É o marketing, rapaz, o marketing...

Célio Soares disse...

Caro Carlos, de facto "dou muita importância a esta questão", senão não a traria a publico neste blog, nem me daria ao trabalho de "documentar" de forma inequivoca o que escrevi. E não pretendo, como afirmas, "disputar sinalização de trânsito com Tabuado e Rio de Galinhas". Pretendo sim, que Soalhães tenha a visibilidade que deve ter por direito de igualadade com outras freguesias. De facto eu bastar-me-ia fazer copy/paste dos comentários do CR, pois reflectem o meu pensamento na integra. Mas porque acho que estás a dar importância a este assunto na razão inversa, da que afirmaste eu dar, aqui estou a contrapor.
Nem sempre meu caro, o "politicamente correcto" é o caminho mais seguro para se conseguirem atingir objectivos. Ás vezes, é preciso dar um murro na mesa. Temos que ser coerentes com as nossas "lutas"... para mim essa "disputa de placas" é muito mais importante que a disputa de mudanças toponímicas, que não são mais que ajustes de contas com o passado. Este meu post, não. É uma "ajuste" da verdade e da dignidade que Soalhães merece.
Sinceramente Carlos...