segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Avenida de Acesso a Igreja

A Avenida de acesso à Igreja, é, na minha opinião, uma das maiores e mais bem conseguidas obras que, nos últimos cem anos, se realizaram na nossa freguesia. Esta magnifica avenida, tal como o seu jardim integrante têm, ao longo dos anos, sido alvo de várias, e por vezes polémicas, alterações. Porém, pelo menos hoje, não tenciono escrever sobre polémicas. Com este “post” pretendo tão-só enaltecer a beleza e a riqueza desta esplêndida sala de visitas de Soalhães. Uma sala de visitas capaz de, graças aos sons (dos pássaros, não da estereofonia), aos aromas (das plantas e das flores, não de qualquer vela de incenso) e à paisagem deslumbrante que a rodeia (digna de figurar num quadro Monet), apaziguar qualquer alma mais inquieta que nela procure aconchego e descanso.

Tenciono, num próximo “post”, escrever algumas linhas, as quais ilustrarei com umas quantas fotografias, sobre a construção e a evolução arquitectónica e paisagística deste belo exlibris da freguesia de Soalhães. Para já, deixo aqui uma fotografia, tirada logo após o seu “nascimento”.

Clique na foto para ampliar.


5 comentários:

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Que bela fotografia! Segundo sei, o meu avô materno e julgo que também alguns dos meus tios contribuiram directamente (com o seu trabalho e suor) para a edificação daquela avenida. Cada vez são mais raras as paisagens assim "limpas", dando a sensação de que o tempo corria então devagar, sem pressas e correrias, tranquilamente.

Anónimo disse...

De volta o GR com as suas sempre históricas e belas fotos!
Sem dúvida uma das mais-valias do TMQ. Só por isso já valeu a pena.
NP

o sibilo da serpente disse...

Em que ano foi construída a Avenida, GR?
É uma bela fotografia e um bonito sítio. sem dúvida.

G.R. disse...

JCP,
Tens toda a razão, o teu avô, bem como alguns dos teus tios, contribuiram, e muito, para a construção da avenida. Julgo, mas vou ter de procurar melhor, que tenho fotografias do teu avó a trabalhar nas obras.

Nuno,
Recebi o teu puxão de orelhas, via correio electrónico. Vou tentar melhorar a minha assiduidade.

Coutinho Ribeiro,
A obra em causa foi muito demorada. Pois, não se limitou à construção da avenida e do jardim ( o que já por si era um grande empreendimento), tendo a mesma sido alargada à requalificação do adro da igreja e ao reforço estrutural da mesma.
Não sei de cabeça a data em que as obras terminaram. No entanto, essa data está afixada numa placa em pedra no adro da igreja. Ao que sei, a afixação desta placa, na altura, foi muito polémica, tendo criado muitas crispações entre a Igreja e a Junta de Freguesia. De momento estou a ver se recolho elementos para depois contar pormenores.

Um abraço para todos!

Anónimo disse...

GR
Não te dei ´puxão de orelhas' nenhum...
Mas a tua participação, com abordagens diferenciadas de todos os outros colaboradores, é essencial para o TMQ. É o que eu penso.
Continua...
NP