SIMBOLOS / EMBLEMAS E BRAZÕES...
Já em tempos, havia prometido falar sobre a mudança do simbolo do GDRS. Pois bem, acho que depois de ter lido atentamente a forma brilhante, como o Nelson explicou a mudança, aqui e ali até com explicações técnicas e de conceito dignas de realce, até porque é o autor do novo simbolo, EXITEI em voltar ao assunto - estava elucidado. Mas, entendo que devo contar a história do "defunto" simbolo, criado em 1979, era eu um miúdo.
Nesses anos idos, pós-revolução de Abril, um grupo de gente empreendedora e que deram muito a Soalhães, (permitam-me que não mencione nomes, apenas porque temo esquecer-me de alguns e porque há quem já não esteja entre nós) tomaram nas suas mãos a árdua tarefa de constituir o GDRS. Foram muitas horas de reuniões na Casa do Povo, muitas horas de discussão de pormenores e pormaiores, até chegarem ao que se tinham proposto. E conseguiram muito. Destaco em especial o "campo" onde eu próprio tantas horas passei e onde hoje um grupo de gente empreendedora e esforçada também, juntamente com atletas briosos, vão dando as alegrias que todos nós vamos tendo conhecimento.
Conseguidos os objectivos principais, legais e obrigatórios para poderem constituir um Grupo Desportivo, faltava o BI do clube - o simbolo / emblema / brazão, o que queiram chamar-lhe.
E a decisão saiu por unanimidade : "Far-se-á um concurso público, onde todos os que quiserem podem concorrer" - a Democracia no seu auge...
Meus caros, quero dizer-vos que apareceram creio eu, cerca de duas dezenas de projectos que foram analisados um por um, por esse grupo de "gente empreendedora" e levados a votação secreta (mais Democrático não podia ser)...
Não me recordo do numero de votos, mas sei que por larga maioria, o simbolo vencedor foi aquele que agora foi substituído, por "uma nova imagem gráfica, mais estilizada, rejuvenescida e adequada ao perfil actual dos seus sócios e simpatizantes."
Recordo aqui as palvras de Coutinho Ribeiro mais uma vez :
"...é visível que o antigo, quando foi feito, já denotava alguma modernidade para a época."
Também concordo.
E esta é a história (cá estou eu com a "história") do simbolo ou brazão institucional do GDRS, que pelas mãos de um grupo de "bravos" foi criado em 1979.
NOTA: Desculpem mas não resisto...o autor deste "demodé" brazão, foi este vosso amigo que aqui deixa este testemunho. Os que nessa época votaram, lembrar-se-ão e as actas se as houver, testemunharão.
7 comentários:
Caro Célio Soares,
Por acaso já sabia da autoria do anterior brasão...
Independentemente disso a ,imha posição sobre a mudança de simbolo no GDRS é publica e por demais conhecida de todos: fui contra, não contra os méritos do novo brasão, mas porque acho que a mudança não se justificava, pois o anterior continuava bastante actual...
Curioso é que o brasão foi mudado, mas em questões de autoria ficou tudo em familia!
Dotados para a arte não faltam na sua familia! Parabéns.
NP
Caro Nuno, creio que foi a primeira vez que falei neste assunto. Se sabia, ainda bem pois assim confirma a história.
Um abraço
Caro Célio,
Fui Director do GDRS e privei gente do passado do GDRS como o Sr. Luis Teixeira e o Prof. Dino...
Foi daí que soube um pouco da história do brasão...
Se isso não basta-se, relaciono-me bastante bem com o seu irmão Zé, por isso fontes não me faltaram!
Cumprimentos
NP
Até eu me lembrava deste teu curriculum. É o que vale ter "artistas" na família!
Fui atleta e sócio do GDRS, o meu pai foi dirigente e todos estivemos, uns mais outros menos, ligados à sua fundação e à construção do campo (com a ajuda braçal de muitos). Eu próprio fiz a "reportagem" da inauguração do campo para o jornal "Opinião Marcoense", que ainda guardo lá em casa.
Depois vieram tempos algo conturbados, nomeadamente com as divisões entre a Casa do Povo e o GDRS, que fizeram com que houvesse duas(!) equipas de futebol em Soalhães, com uma rivalidade enorme. Quem se lembra disso ainda?
Caro Zé Carlos, o teu desafio sobre quem se lembra do inicio e das divisões entre GDRS e Cas do Povo, está penso eu, bem documentado, nos meus ultimos posts.
Acho que vais gostar de te ver.
Volta sempre amigo
Julgo que não se devem alterar os símbolos com leviandade. Gostava do antigo brasão (Célio, parabéns pelo excelente trabalho), não desgosto do novo. Porém, em vez de uma mudança tão radical, talvez se pudesse ter optado por refrescar (se é que era mesmo necessário) a imagem do emblema original.
Creio que valeu a pena lançar esta discussão á volta da substituição do emblema do GDRS. Acho que todos ficamos mais ricos, pela diversidade de opiniões. Mas só queria deixar aqui uma nota simples, que ajudará a entender melhor a minha "obcessão" pelo antigo emblema.
Não é só o facto de ter sido eu o autor, como muitos já terão pensado. ´
E que recordo que estavamos no ano de 1979 e não havia tecnologias informáticas (pelo menos eu não tinha) e todo este trabalho foi feito manualmente, com a minúcia que era possivel. Foi obra...
Enviar um comentário