sábado, 7 de julho de 2007

NÃO BATAM MAIS NO CEGUINHO...

"Pesará, ainda por muito tempo, sobre Soalhães e o seu povo, a triste 'fama' de ser a terra do 'mata e queima'."

Quando me iniciei nas lides deste blog, tinha a certeza que valeria a pena, por várias razões :
1- Porque se tratava de Soalhães, meu berço que não renego...
2- Porque já estavam neste blog, outros dignos representantes desta terra...
3- Porque entendia que se poderia neste espaço, dar um passo em frente, para acabar com a "fama" que em boa hora o Nuno trouxe á praça.
Acontece que embora as minhas participações tenham sido esporádicas, por manifesta falta de tempo, sempre arranjo tempo para ir lendo o que aqui se vai escrevendo. E muito tenho lido de manifesto interesse para terminar com a "fama". Há no entanto, na minha modesta opinião, alguns "juntadores de palavras" (tal como eu), que teimam em manter a "fama" viva e bem viva, ao sistemáticamente trazer á discussão, o "famoso" caso do jogo da LIMFA que em nada ajuda a ultrapassar a "fama" , mas sim a dar cada vez mais a quem por este blog passa, a ideia de que Soalhães é uma terra de arruaceiros. NÃO É VERDADE.
Estive desde o inicio ligado ao GDRS (um dia destes escreverei sobre a mudança de emblema, perceberão depois porquê...), joguei futebol com a camisola deste clube de que me orgulho (pelo clube, não por mim, porque apenas dava uns pontapés), joguei na equipa da Casa do Povo. E nestes tempos foram muitos os clubes que visitamos e fomos visitados e sinceramente não me recordo de acontecimentos "violentos". Talvez os tempos sejam outros. Jogavamos por desporto e gosto pela dignificação da nossa terra.
Mas é tempo meus senhores de acabar com a história do malfadado jogo. Este blog, penso eu, propôs-se acabar com a "fama"...pois então, contem histórias que dignifiquem. Recordem nomes que dignificaram esta terra. Atirem para a blogosfera o que de melhor existe em Soalhães. Mas por favor, vamos todos livrar-nos da "fama".
Sei por experiência própria que é dificil manter um blog. Mas á custa de polémicas, não me parece que valha a pena. Escrevia eu em 20/6/2007, no post "É O APELO DA TERRA", que
"Soalhães, não é só história de bruxarias e facadas. Soalhães é sinónimo de muitos êxitos : Advogados, médicos, engenheiros, economistas, arquitectos, professores... muitos professores. A estes últimos lanço o meu desafio, cumpram neste local privilegiado a vossa missao social de chamar á "aventura" os contadores de histórias da nossa terra.Este pode ser um espaço, de humor também, porque não ?Quantas histórias de fazerem rir "as pedras da calçada" como diz o nosso povo, não estarão adormecidas nas mentes de todos nós, vividas por aí e que partilhadas aqui, seriam certamente um bom lenitivo para aproximar os que estão arredios e espicaçar os que têm medo da critica. Aqui não há espaço para criticar quem de bom grado quer contribuir. Não é um espaço de obra literária, mas de explosão de sentimentos."
Falem da "regueifa de Soalhães"; das memórias do Cinema ambulante no salão paroquial; das noites numa taberna a ver televisão ("comprando" um jornal com meses) para poder ver os nossos heróis de África a desejar "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" á familia; dos famosos (aqui a "fama" fica bem) espectáculos de variedades da Casa do Povo; do teatro na garagem do matadouro do Sr Ernesto - " Médico á força" há mais de 30 anos, com um protagonista que hoje é médico de verdade; falem dos muitos torneios de futebol Inter-lugares, em que a "Rua" dominava com dificuldade o "Ladário".... por favor, falem de tudo... mas que tudo dignifique Soalhães e mostre ás novas gerações que no tempo em que não havia tantos carros nem motas, Soalhães tinha atractivos que dignificariam ainda hoje essa terra que todos adoramos.

NOTA : Já me esquecia caro Nuno, não deixes que este blog seja o "Edital" da Junta de freguesia (escreverei mais tarde sobre isso), nem num "pasquim" de desmentidos, comentários e comunicados, que não acrescentam nada, á luta para acabar com a "fama"...
...senão "Pesará por muito mais tempo, sobre Soalhães e o seu povo (todos nós)"

Um abraço e desculpem qualquer coisinha.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Célio Soares,
O conteúdo deste seu post obriga-me a, como mediocre (mas livre)'juntador de palavras', responder-lhe de forma mais demorada. Assim em breve escreverei algo no TMQ que englobará umas quantas explicações sobre outras quantas coisas...
Até breve.
Cumprimentos de um Soalhense independente e com opinião (por muito fraquinha que seja)
NP