segunda-feira, 9 de julho de 2007

GDRSoalhães - Modernização Gráfica do Brasão Institucional


Uma vez que nos últimos tempos se tem opinado acerca do novo formato do brasão institucional do Grupo Desportivo e Recreativo de Soalhães, aqui deixo as minhas explicações, como dirigente da associação e como criador do novo brasão.

Os anos de 2006 e 2007 marcam a consolidação do Grupo Desportivo e Recreativo de Soalhães como uma associação profissionalizada e apostada em garantir a sustentabilidade económica e desportiva. Para reforçar este posicionamento, o GDRS apresenta uma nova imagem gráfica, mais estilizada, rejuvenescida e adequada ao perfil actual dos seus sócios e simpatizantes.
A modernização da imagem institucional foi antecedida por alguns estudos de marketing estratégico e tem sobre ela uma lógica evolutiva que permitiu desenvolver um emblema coerente com o passado do GDRS e com a freguesia de Soalhães.
A nova solução gráfica é assim unificada e coerente. Sem romper com o passado, apresenta uma imagem contemporânea, institucional, popular e simultaneamente nacional: um reflexo da personalidade e ambição do GDRS, bem como das expectativas dos seus sócios e simpatizantes.
O enquadramento foi simplificado mantendo, no entanto, a cor amarela e o escudo, onde foi adicionada a cor que representa a freguesia de Soalhães – o verde; a inclusão de uma bola de futebol pretende um impacto reforçado da principal actividade da associação; a sigla GDR surge mais estilizada e legível, sendo acompanhada pelo ano de fundação da associação. Na coroa, a palavra “Soalhães” mantém-se, enfatizando a dimensão da associação e unificando o seu nome ao nível local, regional e nacional.
Este símbolo será aplicado em todos os suportes institucionais da associação, demarcando uma viragem que, além de visual, é essencialmente estratégica e espelha a aposta na criação de um conjunto de iniciativas profissionalizadas e rentáveis, e na consolidação da liderança nas áreas desportivas em que está presente.


5 comentários:

Anónimo disse...

Nelson,
Como na altura expliquei ao Toni nada tenho contra o novo Brasão do GDRS, até acho que está bastante bom e como dizes mais moderno.
Posso não concordar com pequenos pormenores mas isso não é relevante.
Agora, como expressei na altura, acho que não era necessária essa mudança pois o corte com o passado nem sempre é sinal de modernidade. Penso que o brasão original do GDRS até era bastante antecipado para a época em que foi criado. Simples e eficaz. Gostava.
Mas pronto achou-se por bem mudar, está mudado!
Siga-se em frente...
Cuumprimentos
NP

o sibilo da serpente disse...

Eu confesso que gosto mais do novo emblema. É mais modernaço, mesmo quando é visível que o antigo, quando foi feito, já denotava alguma modernidade para a época. De qualquer modo, diz a experiência que os símbolos não devem ser mudados muitas vezes. Fazem parte do património que representam.

Do que eu não gosto mesmo nada é dos equipamentos da equipa de futebol. Aquelas cores são demasiado fluorescentes, a fazer lembrar os coletes reflectores. Mas isso é coisa que se muda com alguma facilidade, julgo eu.

Anónimo disse...

Caro CR,
Sobre os equipamentos já deve saber que partilho a sua opinião e aqui que ninguém nos ouve os atletas com quem vou falando também não 'morrem de amores' pela cor do equipamento utilizado na final da Taça do Municipio.
NP

Célio Soares disse...

Nelson,
Admiro a tua explicação inteligente para a mudança, mas tal como diz o CR, os simbolos fazem parte do património que representam e como tal devem ser mantidos o mais possível, porque têm um significado e uma história por trás, que contarei num post e que tu provavelmente desconheces, porque ainda não existias em 1979. Mas sinceramente, acredita, gostei da expressão " antecedida po alguns estudos de marketing estratégico" é de encher a vista Nelson. É que essa "poda" é a minha especialidade como sabes...
Mas gostei da explicação.
Um abraço

Anónimo disse...

Tio,
Em relação à expressão que tu gostaste, e que como dizes está presente na tua profissão, esta tem a ver com vários projectos comerciais e publicitários que vão ser apresentados pelo GDRS num futuro próximo. Neste momento a associação atravessa um momento de estabilidade muito bom e é hora de pensar um pouco mais alto (mas não muito). Foram feitos alguns estudos e análises das várias situações; foram preparadas campanhas e propostas; e á aí que se insere também o novo brazão, num grupo de apostas que se complementam entre si, e que os actuais responsáveis do GDRS querem levar ao sucesso.

Abraço