GDRSoalhães - Modernização Gráfica do Brasão Institucional

Uma vez que nos últimos tempos se tem opinado acerca do novo formato do brasão institucional do Grupo Desportivo e Recreativo de Soalhães, aqui deixo as minhas explicações, como dirigente da associação e como criador do novo brasão.
Os anos de 2006 e 2007 marcam a consolidação do Grupo Desportivo e Recreativo de Soalhães como uma associação profissionalizada e apostada em garantir a sustentabilidade económica e desportiva. Para reforçar este posicionamento, o GDRS apresenta uma nova imagem gráfica, mais estilizada, rejuvenescida e adequada ao perfil actual dos seus sócios e simpatizantes.
A modernização da imagem institucional foi antecedida por alguns estudos de marketing estratégico e tem sobre ela uma lógica evolutiva que permitiu desenvolver um emblema coerente com o passado do GDRS e com a freguesia de Soalhães.
A nova solução gráfica é assim unificada e coerente. Sem romper com o passado, apresenta uma imagem contemporânea, institucional, popular e simultaneamente nacional: um reflexo da personalidade e ambição do GDRS, bem como das expectativas dos seus sócios e simpatizantes.
O enquadramento foi simplificado mantendo, no entanto, a cor amarela e o escudo, onde foi adicionada a cor que representa a freguesia de Soalhães – o verde; a inclusão de uma bola de futebol pretende um impacto reforçado da principal actividade da associação; a sigla GDR surge mais estilizada e legível, sendo acompanhada pelo ano de fundação da associação. Na coroa, a palavra “Soalhães” mantém-se, enfatizando a dimensão da associação e unificando o seu nome ao nível local, regional e nacional.
Este símbolo será aplicado em todos os suportes institucionais da associação, demarcando uma viragem que, além de visual, é essencialmente estratégica e espelha a aposta na criação de um conjunto de iniciativas profissionalizadas e rentáveis, e na consolidação da liderança nas áreas desportivas em que está presente.
5 comentários:
Nelson,
Como na altura expliquei ao Toni nada tenho contra o novo Brasão do GDRS, até acho que está bastante bom e como dizes mais moderno.
Posso não concordar com pequenos pormenores mas isso não é relevante.
Agora, como expressei na altura, acho que não era necessária essa mudança pois o corte com o passado nem sempre é sinal de modernidade. Penso que o brasão original do GDRS até era bastante antecipado para a época em que foi criado. Simples e eficaz. Gostava.
Mas pronto achou-se por bem mudar, está mudado!
Siga-se em frente...
Cuumprimentos
NP
Eu confesso que gosto mais do novo emblema. É mais modernaço, mesmo quando é visível que o antigo, quando foi feito, já denotava alguma modernidade para a época. De qualquer modo, diz a experiência que os símbolos não devem ser mudados muitas vezes. Fazem parte do património que representam.
Do que eu não gosto mesmo nada é dos equipamentos da equipa de futebol. Aquelas cores são demasiado fluorescentes, a fazer lembrar os coletes reflectores. Mas isso é coisa que se muda com alguma facilidade, julgo eu.
Caro CR,
Sobre os equipamentos já deve saber que partilho a sua opinião e aqui que ninguém nos ouve os atletas com quem vou falando também não 'morrem de amores' pela cor do equipamento utilizado na final da Taça do Municipio.
NP
Nelson,
Admiro a tua explicação inteligente para a mudança, mas tal como diz o CR, os simbolos fazem parte do património que representam e como tal devem ser mantidos o mais possível, porque têm um significado e uma história por trás, que contarei num post e que tu provavelmente desconheces, porque ainda não existias em 1979. Mas sinceramente, acredita, gostei da expressão " antecedida po alguns estudos de marketing estratégico" é de encher a vista Nelson. É que essa "poda" é a minha especialidade como sabes...
Mas gostei da explicação.
Um abraço
Tio,
Em relação à expressão que tu gostaste, e que como dizes está presente na tua profissão, esta tem a ver com vários projectos comerciais e publicitários que vão ser apresentados pelo GDRS num futuro próximo. Neste momento a associação atravessa um momento de estabilidade muito bom e é hora de pensar um pouco mais alto (mas não muito). Foram feitos alguns estudos e análises das várias situações; foram preparadas campanhas e propostas; e á aí que se insere também o novo brazão, num grupo de apostas que se complementam entre si, e que os actuais responsáveis do GDRS querem levar ao sucesso.
Abraço
Enviar um comentário