domingo, 24 de junho de 2007

Tradição do dia de S. João

Soalhães sempre foi terra de tradições. Os festejos dos santos populares são disso exemplo. Porém, nos últimos anos, a maioria das actividades relacionadas com estes festejos não tem tido continuidade. As cascatas caíram em desuso, já ninguém salta à fogueira e não se enfeitam as ruas ou a entrada das casas. As marchas, sempre tão coloridas e alegres, depois de alguns anos de interregno, ao que tudo indica, estão de volta.
À primeira vista, pois a gente de Soalhães adora arrastar o pé, salvam-se os bailaricos. Contudo, há uma tradição relacionada com os festejos dos santos populares que, muito por culpa da salutar irreverência da juventude, nunca caiu no esquecimento. Refiro-me à noite, ou noites, das travessuras.
Na noite das travessuras (véspera do dia dos Santos Populares), hostes de jovens, mais ou menos organizados, calcorreiam a freguesia, pulando muros e cercas, procurando despojos que possam ser utilizados, por norma, no “enfeite” do pelourinho ou dos cruzeiros da freguesia. Quase tudo serve, mas a preferência vai para os vasos de plantas e as alfaias agrícolas. De facto, nem os animais domésticos escapam à “roubalheira”. Contam-se histórias de burros, cabras e ovelhas, por certo com aptidões para tocarem carrilhão, que foram atados ao sino da igreja. Por vezes, a brincadeira vai um pouco longe, e penduram-se nas árvores ou em postes eléctricos carros de bois e alfaias agrícolas, dificultando sobremaneira o “salvamento” dos mesmos.
Nesta noite de ritual, pois julgo que é disso que se trata, quem não foi diligente e precavido a arrumar os seus haveres, tem duas soluções: ou deita-se a dormir descansado e no dia seguinte, para reaver os seus pertences, vai ter de galgar a freguesia à procura dos mesmos ou, em alternativa, passa à noite acordado.
Este ano não sei o que se passou, mas estou em querer que o ritual das travessuras não deixou de se realizar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim a tradição manteve-se...
Mas já é algo que deixou de ter a 'força' de outros tempos...
As travessuras deixaram de o ser literalmente, agora funcionam como uma recolha de 'coisas inúteis' que as pessoas 'gentilemnte' colocam em posição de serem 'convenientemente' levados, poupando muito trabalho!
Do passado sobra apenas uma réstia de algo que noutros tempo era um espectaculo em si mesmo.
Outros tempos!
Cumprimentos
NP