Por considerar
que alguns dos comentários, ao referido
post do Dr. Coutinho Ribeiro, são
relevantes aqui os transcrevo para um maior relevo (transcrição por ordem cronológica):
Nuno Pinto disse...
Caro
CR, se pudesse votar, votaria contra a referida carta educativa. Não por uma questão de 'capelas'
vs. bem comum... Não, não seria por isso (nesse ponto partilho largamente com a sua posição). Votaria contra pelas falsas promessas feitas em campanha... Em campanha ouvi, sim ninguém me contou,
os actuais titulares do poder autárquico afirmar que com as respectivas vitórias a 'escola' em
Soalhães seria uma realidade! Agora podem alegar que não prometeram nada, que a 'semântica' utilizada é 'própria' de campanha eleitoral e até que foram mal interpretados, mas a história, essa é irrefutável. Cada um que assuma as suas responsabilidades.O centro escolar com diversas valências e um pavilhão gimnodesportivo que tenha condições para ser usado pela população, não deixa de ser um bom prémio de consolação.. admito que sim.. mas não deixa de ser isso, um bom prémio de consolação (se for cumprido na integra, claro!)...
NPSegunda-feira, 30 Julho, 2007
Nuno Pinto disse...
Ah! Meu caro, você '
politicamente correcto'?! Isso não teria piada nenhuma! Continue assim a 'correr por fora'! Cumprimentos
NPSegunda-feira, 30 Julho, 2007 JM Coutinho Ribeiro disse...
Pois, sobre a parte das promessas eleitorais não me debrucei. Se assim é, é mau. E é assim que se descredibiliza a política. De qualquer modo gostaria de salientar que
Soalhães, em 2003 ou 2004 só não teve uma secundária porque o
CDS... não quis. Era uma escola privada mas subsidiada pelo Estado, pelo que o preço de utilização era o mesmo. Eu próprio indiquei ao executivo de então uma pessoa que estava pronta para construir a escola. Só que como tinha sido eu a promover a coisa, arranjaram um trinta e um que estragou tudo. O
Norberto Soares lembrar-se-á, certamente.
Segunda-feira, 30 Julho, 2007 Nuno Pinto disse...
Meu caro, neste caso o
CDS que dirigiu os destinos do Marco e de
Soalhães durante muitos anos não fica ilibado em nada... Em minha opinião, muito pelo contrário! Aqui não há 'vacas sagradas'... Já agora, agradeço ao 'camarada' e amigo João Monteiro Lima (PCP) que foi o único a manter a sua posição até ao fim: escola em
Soalhães... Obrigado pela 'teimosia', fica o gesto e a vontade.
NP Segunda-feira, 30 Julho, 2007
jcp (José Carlos Pereira) disse...
Mais uma vez remeto para o que está registado nas actas da
AM sobre as minhas posições nesta matéria. Aliás, antecipei esta discussão com uma intervenção na
AM de Fevereiro, que decorreu em Vila Boa do Bispo, quando já constava nessa altura que a
EB 2,3 em
Soalhães podia "cair". Não concordo com a tese do Coutinho Ribeiro (ou
Quim Manel, cá entre nós) e já discutimos os dois sobre isto. Não se pode comparar o tempo de hoje com o de há trinta anos. Quanto a promessas, concordo em absoluto com as críticas de Nuno Pinto. Por isso, não poderia nunca votar favoravelmente esta Carta Educativa. Recordo até que o PS
marcoense, sob a liderança de Luís Almeida, chegou a levar a
Soalhães o então líder do partido, Ferro Rodrigues, que assumiu a defesa pública da escola. No que diz respeito à escola que o
CDS poderia ter aprovado, nunca ela esteve próximo de concretizar-se, como já demonstrei na
AM com a resposta da ministra da Educação a um requerimento do então deputado socialista José Luís Carneiro.
Quarta-feira, 01 Agosto, 2007
Joao Monteiro Lima disse...
Caro José Carlos Pereira, d
iz no seu comentário, que o PS/ Marco levou a
Soalhães o então líder Ferro Rodrigues, e que este "assumiu a defesa pública da escola". Pena foi que sempre que esteve (está) no governo, na atribuição de verbas no PIDDAC, o PS vote contra a atribuição de tais verbas para a construção da escola na freguesia de
Soalhães. E que quando está na oposição já concorde com a atribuição de verbas para a escola de
Soalhães. Paciência... Concordo, com
JCP, em relação á tese de
CR. Volto a dizer que não tenho qualquer dúvida sobre a posição do
JCP sobre a Carta
Educativa. Nuno, chamaste "teimosia", chamaria outra coisa, mas tudo bem. Abraços a todos
Quinta-feira, 02 Agosto, 2007 Nuno Pinto disse...
João, a 'teimosia' de que falo é aquela que vale sempre a pena, é a 'teimosia' das convicções, sem desvios de conveniência. Parabéns por essa tua 'teimosia'... Abraço
NP Quinta-feira, 02 Agosto, 2007
jcp (José Carlos Pereira) disse...
Caro João Lima, é verdade que os partidos não se saem bem de alguns avanços e recuos que parecem inexplicáveis. Valha a verdade que, no caso concreto da
EB 2,3 de
Soalhães, quem a retirou do PIDDAC (Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) de 2004 foi o governo PSD/
CDS-PP, curiosamente quando o executivo municipal
marcoense era de maioria absoluta
CDS-PP. Nessa altura, o PS e a CDU tentaram reintroduzir a
EB 2,3 de
Soalhães, mas a maioria não o permitiu. No ano seguinte, PSD e
CDS-PP intensificaram a trapalhada e inscreveram no PIDDAC de 2005 uma verba irrisória de 25.000 euros, mas para uma
EB 1,2! Infelizmente, num novo quadro de austeridade e de contenção da despesa pública, o actual governo PS não pôde cumprir a promessa de Ferro Rodrigues e deixou de incluir a escola de
Soalhães entre as suas prioridades. Quem está no poder tem de fazer as suas opções em cada momento e parece claro que as prioridades dos actuais responsáveis da
DREN, que influenciam decisivamente as opções do ministério, não passam por construir uma escola em
Soalhães. Por isso, sempre defendi que as opções estratégicas e políticas subjacentes à elaboração da carta educativa não podiam ficar reféns de interesses e corporações. Recorda-se?
Sábado, 04 Agosto, 2007
Joao Monteiro Lima disse...
Caro José Carlos Pereira, recordo-me das suas intervenções na
AM e concordo quando diz que "as opções estratégicas e políticas subjacentes à elaboração da carta educativa não podem ficar reféns de interesses e corporações". Mas no caso da CE do Marco parece que esse seu receio foi o que se veio a verificar. As duvidas e receios permanecerão. Numa versão da CE estava programada uma
EBI para Vila Boa do Bispo, e na versão seguinte passou para
Ariz, o que mudou para tal ter acontecido? Mas valeu a pena a denúncia que foi feita à versão votada em Abril, veja-se a situação de S. Nicolau, e podemos dizer que valeu a pena estar contra a CE. Ou veja-se
Soalhães, que não tendo uma
EBI, terá um centro educativo e um pavilhão. Seguramente
Soalhães esperaria (porque merece) mais, mas valeu a pena a oposição da Junta, do José Carlos Pereira, de
Norberto Soares, e também da CDU, pois se nos
tivessemos conformado com aquela versão, provavelmente
Soalhães não teria nem pavilhão nem Centro Educativo. Abraço
Segunda-feira, 06 Agosto, 2007